Impacto de atlas fotográfico autoral de anatomia no desempenho e autonomia do estudante de medicina

João Pedro Vaz de Lima, Renann Cabanêz de Castro Souza, Giovanna Zambon Diniz, Jorge Reis Cupertino Filho, Vivian de Oliveira Sousa Corrêa

Resumo


As diretrizes no ensino médico valorizam a dinâmica nas práticas do ensino-aprendizagem, pautando-se na busca ativa do conhecimento pelo estudante. Na educação básica, geralmente o estudante não ocupa essa postura, logo, desenvolver meios para que ele tenha mais autonomia na universidade é essencial. A Anatomia Humana, uma das disciplinas iniciais do curso médico, pode proporcionar experiências onde o estudante seja protagonista na construção do conhecimento. Objetivamos avaliar, com aplicações do atlas autoral da universidade, o desempenho e o desenvolvimento de postura ativa dos estudantes. Sua construção envolveu fotografia, edição e revisão de imagens de peças anatômicas. Foram realizados testes com acadêmicos de Medicina: um primeiro, sem consulta; e um segundo, com questões equivalentes em dificuldade e na mesma localização, realizado após estudo com os atlas de referência (controle) e do projeto. O impacto desse material foi avaliado pela pontuação e análise subjetiva no questionário de percepção. Com a participação de 27 estudantes, foi observada uma taxa de evolução de 33% para as questões relacionadas aos atlas-controle e de 106% para as relacionadas ao atlas autoral (p<0,0001). No questionário, avaliaram como 4,7 na Escala Likert a ajuda do atlas autoral na localização das estruturas e como 4,51 quanto ao uso desse atlas na facilitação do estudo autoguiado. O trabalho mostrou que os discentes melhoram desempenho durante os estudos com utilização do atlas, revelando a importância dessa ferramenta como colaboradora para melhor experiência de aprendizado e acenando para necessidade de explorar metodologias de ensino que proporcionem autonomia estudantil.


Palavras-chave


Anatomia; Aprendizagem; Atlas; Educação Médica; Ensino

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i1.4025

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