Impacto de atlas fotográfico autoral de anatomia no desempenho e autonomia do estudante de medicina
Resumo
As diretrizes no ensino médico valorizam a dinâmica nas práticas do ensino-aprendizagem, pautando-se na busca ativa do conhecimento pelo estudante. Na educação básica, geralmente o estudante não ocupa essa postura, logo, desenvolver meios para que ele tenha mais autonomia na universidade é essencial. A Anatomia Humana, uma das disciplinas iniciais do curso médico, pode proporcionar experiências onde o estudante seja protagonista na construção do conhecimento. Objetivamos avaliar, com aplicações do atlas autoral da universidade, o desempenho e o desenvolvimento de postura ativa dos estudantes. Sua construção envolveu fotografia, edição e revisão de imagens de peças anatômicas. Foram realizados testes com acadêmicos de Medicina: um primeiro, sem consulta; e um segundo, com questões equivalentes em dificuldade e na mesma localização, realizado após estudo com os atlas de referência (controle) e do projeto. O impacto desse material foi avaliado pela pontuação e análise subjetiva no questionário de percepção. Com a participação de 27 estudantes, foi observada uma taxa de evolução de 33% para as questões relacionadas aos atlas-controle e de 106% para as relacionadas ao atlas autoral (p<0,0001). No questionário, avaliaram como 4,7 na Escala Likert a ajuda do atlas autoral na localização das estruturas e como 4,51 quanto ao uso desse atlas na facilitação do estudo autoguiado. O trabalho mostrou que os discentes melhoram desempenho durante os estudos com utilização do atlas, revelando a importância dessa ferramenta como colaboradora para melhor experiência de aprendizado e acenando para necessidade de explorar metodologias de ensino que proporcionem autonomia estudantil.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARNHART, R. K. The Barnhart dictionary of etymology. HW Wilson Co, 1988. 0824207459.
BASTOS, L. A. d. M.; PROENÇA, M. A. A prática anatômica e a formação médica. Revista Panamericana de Salud Pública, 7, p. 395-402, 2000.
BERNARDES, A. J. d. S. Anatomia e Cirurgia. Revista Portuguesa de Cirurgia, n. 34, p. 5-6, 2015.
BOLLELA, V. R.; SENGER, M. H.; TOURINHO, F. S. V.; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirao Preto Online), 47, n. 3, p. 293-300, 2014.
BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. Aprendizaje Basado en Problemas: un método de enseñanza-aprendizaje y sus prácticas educativa. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22, n. 83, p. 263-294, 2014.
CAETANO, C.; LUEDKE, R.; ANTONELLO, I. C. F. The Importance of Identifying Learning Styles in Medical Education. Revista Brasileira de Educação Médica, 42, n. 3, p. 189-193, 2018.
CAMPUS NETO, F.; MAIA, N.; GUERRA, E. A experiência de ensino da anatomia humana baseada na clínica. Fortaleza: Universidade Metropolitana de Fortaleza, 2008.
CHOI‐LUNDBERG, D. L.; LOW, T. F.; PATMAN, P.; TURNER, P. et al. Medical student preferences for self‐directed study resources in gross anatomy. Anatomical sciences education, 9, n. 2, p. 150-160, 2016.
DA SILVA, J. H.; FOUREAUX, G.; DE SÁ, M. A.; SCHETINO, L. P. L. et al. O ensino-aprendizagem da anatomia humana: avaliação do desempenho dos alunos após a utilização de mapas conceituais como uma estratégia pedagógica. Ciencia & Educação, 24, n. 1, p. 95-110, 2018.
DA SILVA NETA, M.; CAPUCHINHO, A. C., 2017, Educação Híbrida: conceitos, reflexões e possibilidades do ensino personalizado.
DÂNGELO, J. G. Anatomia básica dos sistemas orgânicos. Atheneu, 1995.DI DIO, L. J. Lançamento oficial da Terminologia Anatomica em São Paulo: um marco histórico para a medicina brasileira. Revista da Associação Médica Brasileira, 46, n. 3, p. 191-193, 2000.
DOS SANTOS, J. W.; JUNIOR, R. B.; NARCISO, A. S.; VILARINHO, G. S. et al. Metodologias de ensino aprendizagem em anatomia humana. Ensino em Re-Vista, 1, n. 1, p. 364-386, 2017.
DOWNING, S. A multimedia-based histology laboratory course: elimination of the traditional microscope laboratory. Medinfo. MEDINFO, 8, p. 1695-1695, 1995.
FH, N. Netter. Atlas de Anatomia Humana 6a Edição. Edição: 6a. : Elsevier 2015.
FONSECA, L. M. M.; GÓES, F. d. S. N. d.; FERECINI, G. M.; LEITE, A. M. et al. Inovação tecnológica no ensino da semiotécnica e semiologia em enfermagem neonatal: do desenvolvimento à utilização de um software educacional. Texto & Contexto-Enfermagem, 18, n. 3, p. 542-548, 2009.
GUY, R.; PISANI, H. R.; RICH, P.; LEAHY, C. et al. Less is more: Development and evaluation of an interactive e‐atlas to support anatomy learning. Anatomical sciences education, 8, n. 2, p. 126-132, 2015.
HADDAD, M. d. C. L.; VANNUCHI, M. T. O.; TAKAHASHI, O. C.; HIRAZAWA, S. A. et al. Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno. Revista latino-americana de Enfermagem, 1, n. 2, p. 97-112, 1993.
HARTLEY, R. S.; SMITH, G. A.; ROSENBERG, M. J. Anatomy integration: Effective change or change of affect? Anatomical sciences education, 11, n. 6, p. 535-546, 2018.
KRASILCHIK, M.; ARAÚJO, U. F. Novos caminhos para a educação básica e superior. ComCiência, n. 115, p. 0-0, 2010.
LANGLOIS, J.; BELLEMARE, C.; TOULOUSE, J.; WELLS, G. A. Spatial abilities training in anatomy education: A systematic review. Anatomical Sciences Education, 13, n. 1, p. 71-79, 2020.
LEHMANN, H. P.; FREEDMAN, J. A.; MASSAD, J.; DINTZIS, R. Z. An ethnographic, controlled study of the use of a computer-based histology atlas during a laboratory course. Journal of the American Medical Informatics Association, 6, n. 1, p. 38-52, 1999.
LOPES, R. T.; PEREIRA, A. C.; SILVA, M. A. D. d. O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Educação Médica, 37, n. 3, p. 359-364, 2013.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. Summus editorial, 2012. 8532308120.
NIEDER, G. L.; PARMELEE, D. X.; STOLFI, A.; HUDES, P. D. Team‐based learning in a medical gross anatomy and embryology course. Clinical Anatomy: The Official Journal of the American Association of Clinical Anatomists and the British Association of Clinical Anatomists, 18, n. 1, p. 56-63, 2005.
NOVA, J. L. L. d.; BEZERRA FILHO, J. J.; BASTOS, L. A. d. M. Lição de anatomia. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 4, n. 6, p. 87-96, 2000.
NOWINSKI, W. L.; THIRUNAVUUKARASUU, A.; ANANTHASUBRAMANIAM, A.; CHUA, B. C. et al. Automatic testing and assessment of neuroanatomy using a digital brain atlas: Method and development of computer‐and mobile‐based applications. Anatomical sciences education, 2, n. 5, p. 244-252, 2009.
NUNES, E. D. Cem anos do relatório Flexner. : SciELO Public Health 2010.
OLIVEIRA, B. L. C. A. d.; LIMA, S. F.; RODRIGUES, L. d. S.; PEREIRA JÚNIOR, G. A. Team-based learning como forma de aprendizagem colaborativa e sala de aula invertida com centralidade nos estudantes no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação médica, 42, n. 4, p. 86-95, 2018.
PAULSEN, F.; WASCHKE, J. Sobotta: atlas de Anatomia humana. Rio de Janeiro, 2012.
PEREIRA, B. M. T.; CALDERAN, T. R. A.; SILVA, M. T. N. d.; SILVA, A. C. d. et al. Initial experience at a university teaching hospital from using telemedicine to promote education through video conferencing. Sao Paulo Medical Journal, 130, n. 1, p. 32-36, 2012.
PEREIRA, Z. T. G.; DA SILVA, D. Q. Metodologia ativa: Sala de aula invertida e suas práticas na educação básica. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 16, n. 4, p. 63-78, 2018.
REIS, C.; MARTINS, M. d. M.; MENDES, R. A. F.; GONÇALVES, L. B. et al. Avaliação da percepção de discentes do curso médico acerca do estudo anatômico. Revista Brasileira de Educação Médica, 37, n. 3, p. 350-358, 2013.
RODRIGUES, J. O.; CUNHA, C. S.; CUNHA, C. S.; DE SOUZA, M. C. T. “Problematização”: revisão bibliográfica acerca de uma estória. Revista da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda, 1, n. 1, p. 63-68, 2018.
ROHEN, J. W.; YOKOCHI, C.; LÜTJEN-DRECOLL, E.; WAFAE, N. Anatomia humana: atlas fotográfico de anatomia sistêmica e regional. In: Anatomia humana: atlas fotográfico de anatomia sistêmica e regional, 2010. p. xi, 531-xi, 531.
ROWE, M.; FRANTZ, J.; BOZALEK, V. The role of blended learning in the clinical education of healthcare students: a systematic review. Medical teacher, 34, n. 4, p. e216-e221, 2012.
SALBEGO, C.; OLIVEIRA, E. M. D. d.; SILVA, M. d. A. R. d.; BUGANÇA, P. R. Percepções acadêmicas sobre o ensino e a aprendizagem em anatomia humana. Rev. bras. educ. méd, p. 23-31, 2015.
SILVA, J. H. S. d.; CHIOCHETTA, L. G.; OLIVEIRA, L. F. T. d.; SOUSA, V. d. O. Implantação de uma liga acadêmica de anatomia: desafios e conquistas. Revista Brasileira de Educação Médica, 39, n. 2, p. 310-315, 2015.
SMITH, C. F.; MATHIAS, H. S. Medical students’ approaches to learning anatomy: students’ experiences and relations to the learning environment. Clinical Anatomy: The Official Journal of the American Association of Clinical Anatomists and the British Association of Clinical Anatomists, 23, n. 1, p. 106-114, 2010.
STACCIARINI, J. M. R.; ESPERIDIÃO, E. Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 7, n. 5, p. 59-66, 1999.
DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i1.4025
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2447-3944
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores
| |||||||