Gamificação como estratégia de ensino na graduação em Fisioterapia da PUCPR

Barbara Maria Camilotti, Lara Guerios

Resumo


Este estudo teve objetivo de analisar o uso da gamificação como estratégia facilitadora para o aprendizado de estudantes na Disciplina Distúrbios Autoimunes e Endócrino metabólicos na graduação em Fisioterapia da PUCPR. Trata-se de um estudo descritivo de natureza quantitativa. Participaram do estudo 24 estudantes do Curso de Fisioterapia. Os dados foram coletados por meio de um questionário de satisfação e médias das notas da avaliação teórica da disciplina. Os resultados mostraram que os estudantes gostaram da metodologia aplicada (67,7%) e ainda se sentiram motivados a estudar e a participar das discussões realizadas em sala de aula. Vale ressaltar a importância do acompanhamento docente ao que se refere a timidez e incompatibilidade com o tipo de metodologia aplicada, pois a adesão não foi de 100% dos estudantes. O conhecimento do nível de satisfação do uso de metodologias ativas, em especial da gamificação, é importante para o planejamento das estratégias metodológicas adotadas pelo professor.

Palavras-chave


Educação; Ensino Superior; Gamificação; Fisioterapia; Metodologias Ativas; Ensino e Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Giancarlo de França; AGUIAR, Bárbara de Cássia Xavier Cassins. Estratégia de engajamento de estudantes por meio de uma gincana: estudo de caso na Universidade Positivo. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 4, n. 2, p. 119-132, ago. 2018. ISSN 2447-3944. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2739. Acesso em: 25 set. 2019. doi: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i2.2739.

BORGES, S. S. Gamificação aplicada a educação: Um mapeamento sistemático. Anais: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013). p. 234-243, 2013.

BUSARELLO, R. I.; ULBRICHT, V. R.; FADEL, L. M. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 11-37, 2014.

CAMILOTTI, B.M. Diário de Bordo das aulas realizadas em um Projeto Piloto. Curitiba: PUCPR, 2019.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO / CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES042002.pdf. Acesso em: 25 set. 2019.

CREARE. Oficinas de Metodologia Ativa. Curso de Formação Docente. Curitiba: PUCPR, 2018. Disponível em: http://www.formacaodocentepucpr.com.br. Acesso em: 25 set. 2019.

DOMINGUEZ, A. et al. Practical implications and outcomes. Computers & Education. Gamifying learning experiences, 63, p. 380–392, 2013.

FISIOTERAPIA. Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia. PUCPR. 2019

GAINOR, M.; BLINE, D.; ZHENG, X. Teaching internal control through active learning. Journal of Accounting Education, v. 32, n. 2, p. 200-221, 2014.

SALES G. L. et al. Gamificação e ensinagem híbrida na sala de aula de Física: metodologias ativas aplicadas aos espaços de aprendizagem e na prática docente. Conex. Ci. e Tecnol. Fortaleza/CE, v. 11, n. 2, p. 45 - 52, jul. 2017.

SCALLON, G. Avaliação da aprendizagem em uma abordagem por competências. Curitiba: PUCPress, 2015. 445 p.

SOUZA, A.N.M.; MEURER, A. M.; COSTA, F.; MUSIAL, N. T. K. Utilização de metodologias ativas e elementos de gamificação no processo de ensino-aprendizagem da contabilidade: experiência com alunos de graduação. Desafio Online, v. 8, n. 3, p. 502-523, 2020.

SPRICIGO, B. C.; MANFFRA, F. E.; SAROYAN, A. A course design workshop as a possible path from a content-centered to a learning-centered teaching. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 337-355, abr./jun. 2017. PUCPR. doi: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS02

MAZIERO, L.T.P. Ensino de topografia no curso de arquitetura e urbanismo por meio de aprendizagem ativa. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 9, n. 3, p. 179-191, set. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8651722 Acesso em: 16 set. 2018.

MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva [online], v. 13, suppl. 2, p. 2133-2144, 2008. ISSN 1413-8123.

SEMINA, N. A. N. B. S.As Metodologias Ativas e a Promoção da Autonomia de Estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

ZICHERMANN, G. CUNNINGHAM, C. Gamification by Design. Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Canada: O’Reilly Media, 2011. In: FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. CINTED - UFRGS, V. 11 No 1, julho, 2013.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i3.3569

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png