Gamificação como estratégia de ensino na graduação em Fisioterapia da PUCPR
DOI:
https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i3.3569Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, Gamificação, Fisioterapia, Metodologias Ativas, Ensino e AprendizagemResumo
Este estudo teve objetivo de analisar o uso da gamificação como estratégia facilitadora para o aprendizado de estudantes na Disciplina Distúrbios Autoimunes e Endócrino metabólicos na graduação em Fisioterapia da PUCPR. Trata-se de um estudo descritivo de natureza quantitativa. Participaram do estudo 24 estudantes do Curso de Fisioterapia. Os dados foram coletados por meio de um questionário de satisfação e médias das notas da avaliação teórica da disciplina. Os resultados mostraram que os estudantes gostaram da metodologia aplicada (67,7%) e ainda se sentiram motivados a estudar e a participar das discussões realizadas em sala de aula. Vale ressaltar a importância do acompanhamento docente ao que se refere a timidez e incompatibilidade com o tipo de metodologia aplicada, pois a adesão não foi de 100% dos estudantes. O conhecimento do nível de satisfação do uso de metodologias ativas, em especial da gamificação, é importante para o planejamento das estratégias metodológicas adotadas pelo professor.Referências
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