Ensinando e aprendendo na educação a distância: o uso de jogos como uma proposta didático-pedagógica no ensino da administração – um relato de experiência
Resumo
Este estudo objetiva relatar uma experiência didático-pedagógica em uma turma de educação técnica em uma escola privada na cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre/RS, em uma turma de 54 alunos dos cursos técnicos de Administração e Logística na modalidade semipresencial (cursos a distância com um encontro presencial por semana). A disciplina na qual ocorreu a atividade denomina-se Teoria Geral da Administração, na qual os alunos deveriam planejar e implementar jogos produzidos a partir das teorias da Administração aprendidas na disciplina. Como resultado observou-se que a proposta foi exitosa, uma vez que, além de representar um desafio para o grupo, despertou a criatividade e a responsabilidade, como também instigou ainda mais a compreensão sobre as teorias, pois os jogos foram também orientados pelos próprios alunos, os quais tiveram de saber articular a teoria sob a sua responsabilidade aos colegas. Indo além, as diferentes configurações de linguagem e organização utilizados qualificou e ressignificou a importância dos conhecimentos da disciplina, reduzindo a resistência pré-atividade e convergindo para a percepção de uma prática didático-pedagógica de valorização do alunado, de seus conhecimentos e de suas contribuições para a otimização dos encontros presenciais.
Palavras-chave
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (Org). Censo EaD.br: relatório analítico de aprendizagem a distância no Brasil 2015. Curitiba: InterSaberes, 2016.
AZEVÊDO, W. Longe dos olhos, perto do coração: reflexões sobre distância e proximidade na Educação Online. ABED - Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 2002. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/_brazilian/cartas_editor/documentos/longe_dos_olhos.html
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BEHAR, P. Competências em educação à distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BEHAR, Patrícia. Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Penso, 2009
COLL, C.; MONEREO, C. (Org). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DUARTE, J. Participação ou tédio na universidade: um modelo crítico versus um modelo dogmático. In: TEODORO, A.; VASCONCELOS, M. L. (orgs.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 2 ed. São Paulo: Cortez/Mackenzie, 2005.
FÁVERO, A. A.; MARQUES, M. Aprender e ensinar na universidade: a docência na perspectiva da epistemologia da aprendizagem. IX ANPEDSUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012.
MAY, G.; SHORT, D. Gardening in Cyberspace: A Metaphor to Enhance Online Teaching and Learning. Journal of Management Education, v. 27, n. 6, p. 673-693, 2003.
MEDEIROS, M. de O.; SCHIMIGUEL, J. Uma Abordagem para avaliação de jogos educativos: ênfase no ensino fundamental. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2012.
MIRAS, M. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: MIRAS, M. et al. O construtivismo na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 1999.
MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem. Trabalho de conclusão de disciplina. UFRJ. Rio de Janeiro, 2003.
PIETRUCHINSKI, M. H et al. Os jogos educativos no contexto do SBIE: uma revisão sistemática de Literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2011.
PRADO, M. Articulando saberes e transformando a prática. Série Tecnologia e Currículo – Programa Salto para o Futuro, Novembro, 2001. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto. Acesso em: 26 março 2018.
SILVA, I. K. de O.; MORAIS II, M. J. de O. Desenvolvimento de jogos educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. HOLOS, v. 5, p. 153-164, 2011.
DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i3.2629
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2447-3944
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores
| |||||||