Educação sexual e universidade: compreensões de graduandos sobre sexualidade e gênero
Resumo
Buscando reunir elementos no sentido de saber da pertinência, ou não, de propostas de educação sexual a universitários, propôs-se o presente estudo exploratório que tem por objetivo compreender percepções de um grupo de graduandos, de uma faculdade pública, no que se refere a informações sobre sexualidade. Foram aplicados questionários a 32 universitários e constatou-se que: muitos apresentam dúvidas sobre temas relativos à sexualidade; é frequente a prática de sexo sem proteção, resultando em vulnerabilidade quanto a processos de adoecimento e gravidez indesejada; os indivíduos mantêm estereótipos de gênero e mitos sobre a sexualidade; a universidade e os profissionais de saúde são recursos pouco procurados para a obtenção de informações que, na maioria das vezes, são conseguidas através do grupo de pares e familiares. Os dados encontrados apontam para a relevância de se pensar na questão da educação sexual no Ensino Superior de uma forma mais ampla, possibilitando que a universidade seja promotora de reflexão acerca de questões relacionadas à sexualidade e ao gênero possibilitando a mudança de comportamento e o respeito aos diversos.
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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i4.2563
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e-ISSN: 2447-3944
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