Educação sexual e universidade: compreensões de graduandos sobre sexualidade e gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i4.2563

Palavras-chave:

Universitários, Educação sexual, Sexualidade e gênero.

Resumo

Buscando reunir elementos no sentido de saber da pertinência, ou não, de propostas de educação sexual a universitários, propôs-se o presente estudo exploratório que tem por objetivo compreender percepções de um grupo de graduandos, de uma faculdade pública, no que se refere a informações sobre sexualidade. Foram aplicados questionários a 32 universitários e constatou-se que: muitos apresentam dúvidas sobre temas relativos à sexualidade; é frequente a prática de sexo sem proteção, resultando em vulnerabilidade quanto a processos de adoecimento e gravidez indesejada; os indivíduos mantêm estereótipos de gênero e mitos sobre a sexualidade; a universidade e os profissionais de saúde são recursos pouco procurados para a obtenção de informações que, na maioria das vezes, são conseguidas através do grupo de pares e familiares. Os dados encontrados apontam para a relevância de se pensar na questão da educação sexual no Ensino Superior de uma forma mais ampla, possibilitando que a universidade seja promotora de reflexão acerca de questões relacionadas à sexualidade e ao gênero possibilitando a mudança de comportamento e o respeito aos diversos.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Leivar Brancaleoni, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
    Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia.Professora Doutora do Departamento de Economia, Administração e Educação da FCAV/UNESP. Docente do programa interunidades "Ensino e Processos Formativos", Unesp Jaboticabal, Ilha Solteira e São José do Rio Preto. Área de atuação: processos formativos, sexualidade e gênero.
  • Rosemary Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
    Professora Doutora do Departamento de Economia, Administração e Educação da FCAV/UNESP. Docente do programa interunidades "Ensino e Processos Formativos", Unesp Jaboticabal, Ilha Solteira e São José do Rio Preto. Área de atuação: Formação de professores, Ensino de Ciências, Sexualidade e gênero.
  • Caio Samuel Franciscati da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Mestre e doutor em Educação para o Ensino da Ciência, pós doutorando do programa interunidades "Ensino e Processos Formativos", Unesp Jaboticabal, Ilha Solteira e São José do Rio Preto. Área de atuação: Formação de professores, Ensino de Ciências, Sexualidade e gênero.

Referências

ALVES, J. A. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n 37, p. 53-61, 1991.

BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Rev. Estud. Fem., v. 19, n. 2, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2011000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 02 fev. 2017.

BRANCALEONI, A. P. L.; OLIVEIRA, R. R. Educação sexual na promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero. Revista ELO–Diálogos em Extensão, v. 5, n. 2, p. 57-72, 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: diversidade e inclusão / Organizado por Clélia Brandão Alvarenga Craveiro e Simone Medeiros. – Brasília: Conselho Nacional de Educação: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2013. 480 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17212-diretrizes-curriculares-nacionais-para-educacao-basica-diversidade-e-inclusao-2013&category_slug=marco-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06 set. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRETAS, J. R.; de FREITAS, M. J. D.; ZANATTA, L. F.; de GODOI, A. M. L., de MORAES, J. B.; SOUZA, R., L.; FURTADO, B. M. Corpo, gênero e sexualidade: práticas de extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 1, p. 100-115, 2015.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

COELHO, M. T. Á. D.; SANTOS, V. P.; PONTES, M. P.; SÁ, B. V. Informações sobre o HIV/AIDS e o comportamento de estudantes universitários. In. Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero do ABEH, 7, 2012, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/8724/1/INFORMA%C3%87%C3%95ES%20SOBRE%20O%20HIV%20AIDS%20E%20O%20COMPORTAMENTO%20DE%20ESTUDANTES%20UNIVERSIT%C3%81RIOS.pdf. Acesso em: 07 fev. 2018.

FRANCO, M.L.P.B. Ensino Médio: desafios e reflexões. Segunda parte: Questões metodológicas, Campinas, Papirus, 1994.

LEITE JUNIOR, J. Transitar para onde?: monstruosidade, (des)patologização, (in)segurança social e identidades transgêneras. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 559-568, 2012.

LUDCKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

NARDI, H. C.; et al. O “armário” da universidade: o silêncio institucional e a violência, entre a espetacularização e a vivência cotidiana dos preconceitos sexuais e de gênero. Revista Teoria & Sociedade, n. 21, v. 2, p. 179-200, 2013.

REBELLO, L. E. F. S.; GOMES, R. Qual é a sua atitude?: Narrativas de homens jovens universitários sobre os cuidados preventivos com a AIDS. Saúde soc., v. 21, n. 4, p. 916-927, 2012.

SANTOS, P. Desejos, conflitos e preconceitos na constituição de uma travesti no mundo da prostituição. Revista latino-americana de geografia e gênero, n. 1, v. 1, p. 39-48, 2010.

SILVA, F. C. D.; et al. Diferenças regionais de conhecimento, opinião e uso de contraceptivo de emergência entre universitários brasileiros de cursos da área de saúde. Cad. Saúde Pública, v. 26, n. 9, p. 1821-1831, 2010.

SILVA, R.C. Metodologias participativas para trabalhos de promoção de

saúde e cidadania. São Paulo: Vetor, 2002.

SOUSA, A. C. S. Extensão universitária: lugar de encontro entre a educação e as diversidades. Interagir: pensando a extensão, n. 20, p. 22-38, 2016.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1992.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Seminário Educação em Sexualidade e Relações de Gênero na Formação Inicial Docente no Ensino Superior. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 9 de outubro de 2013. 16p. 2014.

ZAMPIERI, M. C O comportamento sexual do universitário brasileiro: estudo analítico-descritivo acerca de suas concepções, valores e atitudes sobre a sexualidade. (Tese) Doutorado em Educação Escolar – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2008, 272 f.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

Artigos