Educação sexual e universidade: compreensões de graduandos sobre sexualidade e gênero

Ana Paula Leivar Brancaleoni, Rosemary Rodrigues de Oliveira, Caio Samuel Franciscati da Silva

Resumen


Buscando reunir elementos no sentido de saber da pertinência, ou não, de propostas de educação sexual a universitários, propôs-se o presente estudo exploratório que tem por objetivo compreender percepções de um grupo de graduandos, de uma faculdade pública, no que se refere a informações sobre sexualidade. Foram aplicados questionários a 32 universitários e constatou-se que: muitos apresentam dúvidas sobre temas relativos à sexualidade; é frequente a prática de sexo sem proteção, resultando em vulnerabilidade quanto a processos de adoecimento e gravidez indesejada; os indivíduos mantêm estereótipos de gênero e mitos sobre a sexualidade; a universidade e os profissionais de saúde são recursos pouco procurados para a obtenção de informações que, na maioria das vezes, são conseguidas através do grupo de pares e familiares. Os dados encontrados apontam para a relevância de se pensar na questão da educação sexual no Ensino Superior de uma forma mais ampla, possibilitando que a universidade seja promotora de reflexão acerca de questões relacionadas à sexualidade e ao gênero possibilitando a mudança de comportamento e o respeito aos diversos.


Palabras clave


Universitários; Educação sexual; Sexualidade e gênero.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i4.2563

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e-ISSN: 2447-3944

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