O ensino de língua portuguesa no curso de contabilidade: os primeiros passos

Autores

  • Angélica Miyuki Farias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP); Centro Universitário Assunção (UNIFAI).

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1860

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Cronotopo, Exotopia, Contabilidade

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o traçado sócio-histórico-cultural que delineou os primeiros ensinamentos de Língua Portuguesa no Brasil a fim de compreender as tradições teórico-metodológicas que constituíram o currículo de tal disciplina do período colonial até o curso de Aula de Comércio da Corte. Sob as lentes Bakhtinianas de dois conceitos-chave: exotopia e cronotopo, seis decretos-lei são analisados para elucidar as concepções de ensino de Língua Portuguesa do período supracitado. Os resultados revelam uma concepção de ensino de língua portuguesa arraigada na formação clássica, influenciada pelos estudos greco-romanos. Também observa-se, por meio de tais documentos, uma característica volátil do ensino de língua portuguesa: ora era parte constituinte do curso, ora era ministrado juntamente com caligrafia, ora fazia parte do nível básico do curso.

Biografia do Autor

  • Angélica Miyuki Farias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP); Centro Universitário Assunção (UNIFAI).

    Angélica Miyuki Farias possui graduação em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e é doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo há sete semestres. Atualmente é professora assistente – FECAP -  Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado e UNIFAI (Centro Universitário Assunção) nas disciplinas de Redação Empresarial, Língua Portuguesa, Técnicas de Redação, Português Jurídico e Inglês Instrumental para Biblioteconomia. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias.

    O projeto de pesquisa é fruto de uma busca pelo entendimento da organização curricular da disciplina de Redação Empresarial oferecida no curso de graduação supracitado. Após um levantamento minucioso de vários documentos do curso de Ciências Contábeis, tais como: projeto político-pedagógico, conteúdos programáticos de todas as disciplinas, provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, textos no site do Conselho Federal de Contabilidade, provas do  Exame de Suficiência para o registro do professional de Ciências Contábeis, além de conversas gravadas com professores e questionários com alunos dos 1o, 2o, 4o e 7o semestres, pretende-se elaborar uma proposta didática para a disciplina de Redação Empresarial I no curso de graduação supracitado em que a Atividade Social “Participar de uma Feira de Oportunidades” possa trazer elementos que contribuam para compreendermos criticamente o processo de ensino-aprendizagem vivenciados pelos participantes deste estudo, professora-pesquisadora e alunos.

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Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos