O ensino de língua portuguesa no curso de contabilidade: os primeiros passos

Angélica Miyuki Farias

Resumen


O objetivo deste artigo é apresentar o traçado sócio-histórico-cultural que delineou os primeiros ensinamentos de Língua Portuguesa no Brasil a fim de compreender as tradições teórico-metodológicas que constituíram o currículo de tal disciplina do período colonial até o curso de Aula de Comércio da Corte. Sob as lentes Bakhtinianas de dois conceitos-chave: exotopia e cronotopo, seis decretos-lei são analisados para elucidar as concepções de ensino de Língua Portuguesa do período supracitado. Os resultados revelam uma concepção de ensino de língua portuguesa arraigada na formação clássica, influenciada pelos estudos greco-romanos. Também observa-se, por meio de tais documentos, uma característica volátil do ensino de língua portuguesa: ora era parte constituinte do curso, ora era ministrado juntamente com caligrafia, ora fazia parte do nível básico do curso.


Palabras clave


Ensino de Língua Portuguesa; Cronotopo; Exotopia; Contabilidade

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1860

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e-ISSN: 2447-3944

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