Project-Based Learning: o caso da Feira de Negócios em Educação Física

Daniel Zonzini Voltan, Beatriz Leme Passos Carvalho

Resumo


Métodos ativos de ensino têm sido aplicados em diversas esferas da educação e seguramente é uma tendência, em especial no ensino superior. Dentre estes métodos encontra-se o Project-based Learning em que os alunos ganham conhecimento e habilidades trabalhando por um longo período de tempo para investigar e responder a uma pergunta, problema ou desafio autêntico, envolvente e complexo. A formação do profissional de Educação Física envolve o desenvolvimento de  diversas competências relacionadas as áreas de humanas, biológicas e exatas. Uma importante competência exigida pelo mercado atual são as competências de administração e empreendedorismo.. Assim, o objetivo deste estudo é descrever a aplicação dos conceitos de administração, marketing e empreendedorismo no curso de graduação em Educação Física a partir do método ativo de ensino Project-based Learning. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e caracteriza-se como Estudo de Caso de ensino da administração, com o intuito de compreender o como e o porquê do processo ensino-aprendizagem. Com a aplicação deste método foi possível desenvolver as competências das áreas do conhecimento, das habilidades, das emocionais e atitudinais. O engajamento dos alunos é muito maior quando estes veem um significado e principalmente utilidade para aquele conteúdo que estão aprendendo. E a conduta e atitude do professor é peça-chave no processo para potencializar a evolução dos alunos.


Palavras-chave


Metodologias ativas de aprendizagem; Ensino superior; Administração; Educação Física

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i3.2880

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