Estudo de caso sobre o uso da taxonomia de Bloom aplicada a ferramentas virtuais no ensino superior

Renata Miliani Martinez, Edgard Robles Tardelli

Resumo


As novas gerações que iniciam seus estudos no ensino superior tornam necessárias atualizações nas metodologias de ensino-aprendizagem. Ainda existem divergências entre as expectativas de docentes e discentes, que por muitas vezes é motivada pelo não esclarecimento dos objetivos de cada disciplina. Além da falta de clareza nos objetivos, os recursos de avaliação e acompanhamento de desempenho são pouco explorados por cursos presenciais, apesar de ferramentas disponíveis para cursos à distância. Visando maximizar a autonomia dos alunos em seu processo de ensino-aprendizagem, este trabalho propôs o desenvolvimento e a implementação dos objetivos da disciplina de Bioengenharia para o curso de Engenharia Química através da taxonomia de Bloom, bem como a disponibilização de materiais e questionários virtuais para os alunos. Os alunos foram receptivos com o uso dos objetivos e ferramentas virtuais disponibilizadas, trazendo resultados positivos para esta metodologia de ensino. Novos trabalhos com turmas de alunos maiores podem trazer resultados de desempenho estatisticamente relevantes.


Palavras-chave


Taxonomia de Bloom; Ensino; Aprendizagem; Andragogia

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i2.2386

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e-ISSN: 2447-3944

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