O ensino de química no paisagismo dos três momentos pedagógicos: uma análise das produções científicas
Resumo
Palavras-chave
Referências
ARAÚJO, A. T. Conceitos de calor e temperatura sob a ótica do momento pedagógico de problematização inicial. 2015. 212 f. Dissertação (Mestrado em Química) – UFPB, João Pessoa, 2015.
ARAÚJO, L. B. Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências) – UFSM, Santa Maria, 2015.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino, v. 1, número especial, p. 1-20, 2007.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BEBER, L. B. C. Reorganizações Curriculares na Conquista da Educação Escolar de Melhor Qualidade Expectativas Acerca do Efeito Indutor do Novo Enem. 2012. 228 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação em Ciências) - UNIJUÍ, Ijuí, 2012.
BRASIL, Parâmetros Curriculares: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, p. 538-545, 1999.
DELEVATI, M. A.; BEDIN, A. L. Z.; BASTOS A. V.; FRIGO, L. As TICS na Formação Inicial e Continuada de Educadores. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: da universidade à sala de aula: os caminhos do educador em Química – EDEQ, 35., 2015, Lajeado. Anais... Lageado: EDEQ, 2015.
DELIZOICOV, D. N. Ensino de física e a concepção freireana de educação. Revista de Ensino de Física. v. 5, n. 2, p. 85-98, 1983.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas ‘Estado da Arte’. Educ. Soc., v. 23, n. 79, 2002. p. 257-272.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIACOMINI, A.; MUENCHEN, C. Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 15, n. 2, p. 339-355, 2015.
LINS, V. S. A experimentação problematizadora na visão de Delizoicov: Aplicabilidade de Modelos Atômicos. 2016, 102 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – UEPB, Paraíba, 2016.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
MOREIRA, M. A. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revistas/ Meaningful Learning Review. v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 5ª ed. Trad. C.E.F. Silva e J. Sawaya. São Paulo: Cortez, 2011. p. 35-46.
MUENCHEN, C. A disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010, 273 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – UFSC, Florianópolis, 2010.
OLIVEIRA, B. R. M.; SILVA, C. F. N.; SILVA, E. L.; KIOURANIS, N. M. M.; RODRIGUES, M. A. Contextualizando algumas propriedades de compostos orgânicos com alunos de ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 14, n. 3, p. 326-339, 2015.
OLIVEIRA, S. Limites e potencialidades do enfoque CTS no ensino de química utilizando a temática qualidade do ar interior. 2015, 362 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – UFPR, 2015.
RICHETTI, G. P. O Rompimento da Barragem da Mineradora Samarco: Um Tema Sociocientífico na Formação Inicial de Professores de Química. In: Jornada Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia – ESOCITE, 11., 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: ESOCITE, 2016.
STANZANI, E. L.; BROIETTI, F. C. D.; BEBER, S. Z. C. B.; MARCOLINI, G. A. M. Mapas Conceituais e a Abordagem dos Três Momentos Pedagógicos: Integrando estratégias para o Ensino de Química. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia – SINECT, 4., 2014, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: SINECT, 2014.
DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2189
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2447-3944
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores
![]() | ![]() | ||||||
![]() | ![]() | ||||||
![]() | ![]() | ||||||
![]() | ![]() |