Uso integrado de métodos ativos de ensino em disciplinas de Ciências Exatas e Tecnológicas no ensino superior

José Augusto Oliveira Huguenin

Resumen


Apresenta-se um relato de experiência que desenvolveu uma proposta de sequência didática para disciplinas da área de ciências exatas e tecnológicas, utilizando-se de forma integrada dois dos mais conhecidos métodos ativos de ensino: Sala de Aula Invertida e Instrução por Pares. Faz-se um breve resumo destes métodos ativos. A proposta para construção da sequência integrada é apresentada em detalhes, mostrando-se e discutindo-se as estratégias de implementação de cada etapa. Relata-se a aplicação da sequência em duas disciplinas de um Curso de Bacharelado em Física: Introdução à Física (para calouros) e Óptica (para alunos de 5o período). O uso integrado dos métodos ativos mostrou contribuir para um engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. Obteve-se uma taxa de sucesso (aprovação na disciplina) três vezes maior do que a média histórica da disciplina para calouros, quando o método tradicional de ensino foi utilizado.


Palabras clave


Métodos Ativos; Sequências Didáticas; Tecnologia no ensino; Ensino Superior

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i1.4002

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e-ISSN: 2447-3944

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