Uma discussão do processo ensino-aprendizagem à luz do método Peer Instruction

Shalimar Calegari Zananatta, Bruna Marques Duarte, Hercilia Alves Pereira de Carvalho

Resumen


O Peer Instruction é um método de ensino desenvolvido, utilizado e apresentado pela primeira vez por Eric Mazur. O âmago dessa dinâmica é fazer com que o aluno entre em contato com suas próprias concepções e as relacione com as concepções fenomenológicas, como aceitas pela comunidade cientifica vigente. Esse método pode ser utilizado em qualquer sala de aula em adaptação adequada ao original, como apresentado por Mazur. No Brasil há poucos relatos de utilização desse método, porém, os existentes apontam resultados positivos. Como resultado mais importante é mostrar que procedimentos simples, podem promover a melhoria da qualidade de ensino, desde que o professor saiba conduzir essas adequações sem prejudicar seu papel. Assim, cabe ao professor refletir sobre sua prática pedagógica e sobre suas consequências.


Palabras clave


Peer Instruction; Ensino; Metodologias

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i3.2802

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e-ISSN: 2447-3944

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