As engenheiras civis na docência: um estudo de caso na UDESC

Luisa Pereira Manske, Myrrena Inácio

Resumen


Apesar do aumento da participação feminina nas engenharias, a docência permanece como um campo predominantemente masculino. Neste artigo, objetivou-se investigar a participação feminina na docência de Engenharia Civil a partir do estudo de caso do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Campus Joinville. Foram analisados os dados referentes à distribuição de gênero nos departamentos das engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção e Sistemas do Campus e ao perfil dos engenheiros e engenheiras civis docentes do DEC. Constatou-se que o curso de Engenharia Civil se destaca em termos de participação feminina em relação ao apresentado na literatura e à própria situação dos outros três cursos de engenharia no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT). Dois departamentos – engenharias Elétrica e Mecânica – ainda possuem uma participação feminina abaixo de 10% de seus corpos docentes. Em especial, o DEC apresenta uma participação ativa das mulheres em termos de Dedicação Integral e em atividades administrativas e uma diminuição da participação masculina nas mesmas atividades. Dessa forma, é necessário que a docência seja vista como oportunidade de atuação para engenheiros e engenheiras civis, visando maior equidade, de forma que o crescimento do número de mulheres nesta carreira não seja por motivos de desinteresse por parte dos homens, culminando em mais um espaço de desigualdade de gênero.


Palabras clave


Docência; Engenharia Civil; Participação feminina.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i2.2682

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