Docência universitária além da sala de aula: uma pesquisa-ação na disciplina Formação e Desenvolvimento de Coleções

Jorge Santa Anna

Resumen


A prática docente constitui um conjunto de fazeres, cujos objetivos são proporcionar, primordialmente, o aprendizado. No âmbito da docência universitária, essa prática pode se tornar complexa, seja por adentrar-se às atividades de ensino, pesquisa e extensão, como também por contemplar as questões referentes à formação profissional do alunado. Este estudo parte do pressuposto de que a pesquisa, sobretudo quando realizada em campo, representa a principal alternativa para se proporcionar uma ação formativa adequada à realidade do mercado. Sendo assim, o presente artigo objetiva demonstrar as contribuições alcançadas a partir de procedimentos metodológicos, pautados na pesquisa, utilizados na disciplina de Formação e Desenvolvimento de Coleções, do curso de Biblioteconomia. O estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e, ao mesmo tempo, uma pesquisa-ação, elaborada e conduzida de forma integrada entre alunos e professor. As técnicas formuladas para coleta de dados foram a observação e a entrevista, realizadas em diferentes bibliotecas, junto aos responsáveis pela formação do acervo informacional. A partir dos resultados, alunos e professor reconheceram a realidade do mercado, e, como consequência, elaboraram propostas de ação para melhoria das unidades visitadas, no intuito de estimular a elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções, a qual contribuirá para padronizar e legitimar os processos de formar e desenvolver coleções. Com isso, constatou-se a viabilidade da técnica da pesquisa como elemento imprescindível a ser utilizado na docência universitária, capacitando os alunos a atuar de forma interventiva, haja vista melhorar a realidade das instituições e do fazer profissional.

Palabras clave


Docência Universitária; Ensino pela pesquisa; Formação e Desenvolvimento de Coleções; Desenvolvimento de coleções em bibliotecas; Propostas de ação

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i1.2347

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e-ISSN: 2447-3944

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