Plano de trabalho docente integrativo entre a biologia celular e a clínica médica veterinária no modelo de PBL misto

André Luiz Veiga Conrado, Renata Garcia Borges, Cristiane Cagnoni Ramos, Fernanda Cardoso, Rodrigo Terplak

Resumen


A metodologia de aprendizagem ativa denominada Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) é largamente utilizada em cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem em todos os continentes. Porém, existem dois modelos básicos de PBL: o puro, em que o ensino é baseado apenas em solução de problemas; e o misto, que apresenta a união das vantagens do ensino tradicional e do PBL puro. Como alternativa ao ensino tradicional das ciências básicas, caracterizado como descontextualizado da realidade clínica e cirúrgica na Medicina Veterinária, o objetivo do trabalho foi demonstrar que o PBL no modelo misto pode ser utilizado para o ensino integrado dos temas da Biologia Celular e da Clínica Médica Veterinária. Assim, sugeriu-se um plano de trabalho docente baseado em problemas inspirados na realidade da Clinica Médica de Equinos, nos quais os conhecimentos da Biologia Celular são necessários para a resolução e fechamento do diagnóstico.


Palabras clave


Aprendizado Baseado em Problemas modelo misto; Medicina Veterinária; Ciências Básicas; Biologia Celular; Clínica Médica Veterinária

Referencias


ABRAHAM, R. R.; VINOD, P.; KAMATH, M. G.; ASHA, K.; RAMNARAYAN, K. Learning approaches of undergraduate medical students to physiology in a non-PBL-and partially PBL-oriented curriculum. Advances in Physiology Education, v. 32, n. 1, p. 35-37, 2008.

ALBANESE, M. A.; MITCHELL, S. Problem-based learning: a review of literature on its outcomes and implementation issues. Academic Medicine, v. 68, n. 1, p. 52-81, 1993.

ALLEN, D. E.; DUCH, B. J.; GROH, S. E. The power of problem‐based learning in teaching introductory science courses. New directions for teaching and learning, v. 1996, n. 68, p. 43-52, 1996.

ANDERSON, W. L.; MITCHELL, S. M.; OSGOOD, M. P. Comparison of student performance in cooperative learning and traditional lecture‐based biochemistry classes. Biochemistry and Molecular Biology Education, v. 33, n. 6, p. 387-393, 2005.

ARMSTRONG, E. G. A hybrid model of problem-based learning. In: BOUD, D.; FELETTI, G. The challenge of problem-based learning. London: Kogan Page, p. 137-150, 1997.

AZZALIS, L. A.; GIAVAROTTI, L.; SATO, S. N.; BARROS, N. M. T. D.; JUNQUEIRA, V. B. C.; FONSECA, F. L. A. Integration of basic sciences in health’s courses. Biochemistry and Molecular Biology Education, v. 40, n. 3, p. 204-208, 2012

BECKHAUSER, P. F.; DE ALMEIDA, E. M.; ZENI, A. L. B. O universo discente e o ensino de bioquímica. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 4, n. 2, p. 16-22, 2006.

BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Interface Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998.

BLAKE, R. L.; HOSOKAWA, M. C.; RILEY, S. L. Student performances on step 1 and step 2 of the United States Medical Licensing examination following implementation of a problem‐based learning curriculum. Academic Medicine, v. 75, n. 1, p. 66-70, 2000.

BLIGH, J. O. H. N. Problem-based learning in medicine: an introduction. Postgraduate Medical Journal, v. 71, n. 836, p. 323-326, 1995.

BORGES, M. C.; CHACHÁ, S. G. F.; QUINTANA, S. M.; DE FREITAS, L. C. C.; RODRIGUES, M. D. L. V. Aprendizado baseado em problemas. Medicina, v. 47, n. 3, p. 301-307, 2014.

CALLIS, A N.; MCCANN, A. L.; SCHNEIDERMAN, E. D.; BABLER, W. J.; LACY, E. S., HALE, D. S. Application of basic science to clinical problems: traditional vs. hybrid problem-based learning. Journal of Dental Education, v. 74, n. 10, p. 1113-1124, 2010.

DI BERNARDO, J. J.; DI BERNARDO, S. Aprendizaje basado en problemas (ABP) en la Carrera de Bioquímica. Sus beneficios cognoscitivos desde la auto-evaluación. Comunicaciones científicas y tecnológicas de la Universidad Nacional del Nordeste, v. 53, 2004.

FARNSWORTH, C. C. Measuring the effects of problem-based learning on the development of veterinary students’ clinical expertise. Academic Medicine, v. 72, n. 6, p. 552-554, 1997.

GARZÓN, J. C. V.; MAGRINI, M. L.; COSTA, C.; GALEMBECK, E. Realidade aumentada no ensino de vias metabólicas. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, n. 2, p. 129-143, 2014.

GOMES, R.; FRANCISCO, A. M.; TONHOM, S. F. D. R.; COSTA, M. C. G. D.; HAMAMOTO, C. G.; PINHEIRO, O. L.; MOREIRA, H. M.; HAFNER, M. D. L. M. B. A formação médica ancorada na aprendizagem baseada em problema: uma avaliação qualitativa. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, n. 28, p. 71-83, 2009.

HAITH-COOPER, M. Problem-based learning within health professional education. What is the role of the lecturer? A review of the literature. Nurse Education Today, v. 20, n. 4, p. 267-272, 2000.

HOWELL, N. E.; LANE, I. F.; BRACE, J. J.; SHULL, R. M. Integration of problem-based learning in a veterinary medical curriculum: first-year experiences with Application-Based Learning Exercises at the University of Tennessee College of Veterinary Medicine. Journal of Veterinary Medical Education, v. 29, n. 3, p. 169-175, 2002.

HUNG, W. The 9-step problem design process for problem-based learning: Application of the 3C3R model. Educational Research Review, v. 4, n. 2, p. 118-141, 2009.

JOHNSTON, A. K.; TINNING, R. S. Meeting the challenge of problem-based learning: developing the facilitators. Nurse Education Today, v. 21, n. 3, p. 161-169, 2001.

KALAIAN, H. A.; MULLAN, P. B.; KASIM, R. M. What can studies of problem based learning tell us? Synthesizing and modeling PBL effects on National Board of Medical Examination performance: Hierarchical Linear Modeling meta-analytic approach. Advances in Health Sciences Education, v. 4, p. 209-221, 1999.

KOH, G. C. H.; KHOO, H. E.; WONG, M. L.; KOH, D. The effects of problem-based learning during medical school on physician competency: a systematic review. Canadian Medical Association Journal, v. 178, n. 1, p. 34-41, 2008.

KOSCHMANN, T. D.; MYERS, A. C.; FELTOVICH, P. J.; BARROWS, H. S. Using technology to assist in realizing effective learning and instruction: A principled approach to the use of computers in collaborative learning. The Journal of the Learning Sciences, v. 3, n. 3, p. 227-264, 1994.

LANE, E. A. Problem-based learning in veterinary education. Journal of Veterinary Medical Education, v. 35, n. 4, p. 631-636, 2008.

LAST, K. S.; APPLETON, J.; STEVENSON, H. Basic science knowledge of dental students on conventional and problem‐based learning (PBL) courses at Liverpool. European Journal of Dental Education, v. 5, n. 4, p. 148-154, 2001.

LIMA, G. Z.; LINHARES, R. E. C. Escrever bons problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 2, p. 197-201, 2008.

MELO, G. S.; ALVES, L. A. Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de biologia celular em iniciantes do curso de graduação em Ciências Biológicas. 2011. 43p. Trabalho de Graduação Interdisciplinar (Curso de Ciências Biológicas). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.

MONTANARI, T. Construção e aplicação de objeto de aprendizagem para o ensino de biologia celular e tecidual. In: Congresso Brasileiro de Ensino a Distância, XI. Anais eletrônicos... Florianópolis, UFSC, 2014. 10 p. Disponível em: < http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/125789.pdf >. Acesso em: 02 jun. 2016.

MORAES, M. A. A.; MANZINI, E. J. Concepções sobre a aprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso na Famema. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, n. 3, p. 125-135, 2006.

NASSIF, A. C. N. Escolas médicas do Brasil. 2016. Disponível em: < http://www.escolasmedicas.com.br/metodo.php2016 >. Acesso em: 8 jul. 2016.

NEWMAN, M. J. Problem Based Learning: an introduction and overview of the key features of the approach. Journal of Veterinary Medical Education, v. 32, n. 1, p. 12-20, 2005.

O’NEILL, P. A. The role of basic sciences in a problem-based learning clinical curriculum. Medical Education (Oxford), v. 34, n. 8, p. 608-613, 2000.

PRINCE, K. J. A. H.; VAN MAMEREN, H.; HYLKEMA, N.; DRUKKER, J.; SCHERPBIER, A. J.; VAN DER VLEUTEN, C. P. Does problem‐based learning lead to deficiencies in basic science knowledge? An empirical case on anatomy. Medical Education, v. 37, n. 1, p. 15-21, 2003.

RYAN, M. T.; IRWIN, J. A.; BANNON, F. J.; MULHOLLAND, C. W.; BAIRD, A. W. Observations of veterinary medicine students’ approaches to study in pre-clinical years. Journal of Veterinary Medical Education, v. 31, n. 3, p. 242-254, 2004.

SANTA-ROSA, J. G. S.; STRUCHINER, M. Tecnologia educacional no contexto do ensino de histologia: pesquisa e desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 2, p. 289-298, 2011.

SCHMIDT, P. L.; TREVEJO, R. T.; TKALCIC, S. Veterinary public health in a problem-based learning curriculum at the Western University of Health Sciences. Journal of Veterinary Medical Education, v. 35, n. 2, p. 212-218, 2008.

SLUIJSMANS, D. M. A.; MOERKERKE, G.; VAN MERRIENBOER, J. J.; DOCHY, F. J. Peer assessment in problem based learning. Studies in Educational Evaluation, v. 27, n. 2, p. 153-173, 2001.

STROBEL, J.; VAN BARNEVELD, A. When is PBL more effective? A meta-synthesis of meta-analyses comparing PBL to conventional classrooms. Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, v. 3, n. 1, p. 4, 2009.

TOLEDO JÚNIOR, A. C. C.; IBIAPINA, C. D. C.; LOPES, S. C. F.; RODRIGUES, A. C. P.; SOARES, S. M. S. Aprendizagem baseada em problemas: uma nova referência para a construção do currículo médico. Revista Médica de Minas Gerais, v. 18, n. 2, p. 123-131, 2008.

VARGAS, L. H. M. A bioquímica e a aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica, v. 1, n. 1, p. 15-19, 2001.

VESELINOVSKA, S. S.; GUDEVA, L. K.; DJOKIC, M. Applying appropriates methods for teaching cell biology. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [s.l.], v. 15, p. 2837-2842, 2011.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.2019

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png