Os impactos da implantação repentina da Educação a Distância em meio à Pandemia da Covid-19

Rafael Izidoro Martins Neto, Aline Chaves Leite, Ingrid Rezende Silva Palacios, Humberto Elias Giannecchini Fernandes Rocha Souto

Resumo


O presente artigo teve como objetivo analisar os impactos causados pela implantação do ensino a distância (EAD) em meio à pandemia do Covid-19, através da percepção de alunos do Centro-Oeste mineiro, comparando os diferentes níveis de ensino (médio, superior e pós-graduação) e a visão dos estudantes sobre as ações e medidas tomadas tanto pelas suas respectivas instituições acadêmicas, quanto pelo governo brasileiro. A pesquisa busca também verificar as opiniões dos discentes em relação ao impacto causado pelo (EAD) nos estudantes de baixa renda e a expectativa em relação à quando e como serão restabelecidos o ensino presencial e os processos de seleção do ensino médio. A fundamentação teórica envolveu temas como educação e tecnologia. O processo metodológico adotado, consistiu-se em uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário estruturado, por meio de uma plataforma digital, aos sujeitos da pesquisa. Posteriormente, foi feito o tratamento, classificação e organização dos dados. Os resultados parciais mostraram que a maioria dos respondentes não foram contemplados com a implementação do ensino não presencial. Constatou-se ainda, que uma parcela bem pequena dos questionados consideraram que as medidas adotadas pelo governo federal foram suficientes para que os discentes não fossem prejudicados nesse cenário. Confirmou-se que, para os alunos de baixa renda os desafios deste momento serão ainda mais difíceis de serem superados. Conclui-se que o Brasil não está preparado para oferecer condições e suportes necessário para a implementação repentina do ensino a distância.


Palavras-chave


EAD; Ensino; Tecnologia.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i4.4224

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