World café: relato de experiência de uma técnica de ensino-aprendizagem

Tamires Feitosa de Lima, Chiara Lubich Medeiros de Figueiredo, Raimunda Hermelinda Maia Macena

Resumo


O World Café é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem colaborativa e criativa de fácil utilização, que visa gerar e fomentar diálogos entre os indivíduos com propósitos semelhantes, baseados em temáticas e perguntas relevantes. Ousa em romper com o tradicional e construí novos caminhos de reprodução de conhecimento. O objetivo desse estudo é relatar a experiência de uma estagiária docente no uso da técnica de ensino-aprendizagem World Café. Trata-se de um relato de experiência docente, sobre a vivência de uma pós-graduanda do mestrado de saúde pública na disciplina de estágio de docência I, por meio do uso da técnica de World Café na aula de estudos epidemiológicos da disciplina de pesquisa em fisioterapia I do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior pública do estado do Ceará. O uso da metodologia oportunizou a estagiária a desenvolver habilidades e competências no campo da docência e aprimorar seus conhecimentos sobre metodologias alternativas e ativas de ensino. O uso dessa metodologia inovou e facilitou o processo de ensino e aprendizagem e contribuiu para a interação professor/aluno e aluno/aluno, além disso, motivou os alunos a dialogarem colaborativamente sobre a temática, saindo do método tradicional e tornando os alunos promotores de seus conhecimentos. O método utilizado foi efetivo para estimular a criatividade, explorar a temática de estudos epidemiológicos e criar um espaço descontraído de busca de conhecimento coletivo. Os discentes mostraram compromisso e motivação no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Ensino; Aprendizagem; World Café; Estudantes; Educação Superior.

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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i4.4085

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