World café: relato de experiência de uma técnica de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i4.4085

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, World Café, Estudantes, Educação Superior.

Resumo

O World Café é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem colaborativa e criativa de fácil utilização, que visa gerar e fomentar diálogos entre os indivíduos com propósitos semelhantes, baseados em temáticas e perguntas relevantes. Ousa em romper com o tradicional e construí novos caminhos de reprodução de conhecimento. O objetivo desse estudo é relatar a experiência de uma estagiária docente no uso da técnica de ensino-aprendizagem World Café. Trata-se de um relato de experiência docente, sobre a vivência de uma pós-graduanda do mestrado de saúde pública na disciplina de estágio de docência I, por meio do uso da técnica de World Café na aula de estudos epidemiológicos da disciplina de pesquisa em fisioterapia I do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior pública do estado do Ceará. O uso da metodologia oportunizou a estagiária a desenvolver habilidades e competências no campo da docência e aprimorar seus conhecimentos sobre metodologias alternativas e ativas de ensino. O uso dessa metodologia inovou e facilitou o processo de ensino e aprendizagem e contribuiu para a interação professor/aluno e aluno/aluno, além disso, motivou os alunos a dialogarem colaborativamente sobre a temática, saindo do método tradicional e tornando os alunos promotores de seus conhecimentos. O método utilizado foi efetivo para estimular a criatividade, explorar a temática de estudos epidemiológicos e criar um espaço descontraído de busca de conhecimento coletivo. Os discentes mostraram compromisso e motivação no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Tamires Feitosa de Lima, Universidade Federal do Ceará
    Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/ Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. Tutora e apoio à coordenação geral do setor de ensino do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde - RESMULTI, do Complexo dos Hospitais Universitários, da UFC. Membro efetivo do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Violência, Promoção da Saúde e Populações Vulneráveis da Universidade Federal do Ceará - UFC. Linha de Pesquisa: Epidemiologia, Promoção da Saúde, Populações Vulneráveis e Prevenção da Violência e Acidentes. 
  • Chiara Lubich Medeiros de Figueiredo, Universidade Federal do Ceará
    Graduada em Enfermagem pela UniCatolica/Quixadá-CE. Pós-graduada em Enfermagem Obstétrica; Saúde Pública, da Família e do Idoso e Enfermagem em Urgência e Emergência. Socorrista pela CEPAPH-Resgate. Mestre em Saúde Pública pela UFC. Como experiência profissional, já atuei como Enfermeira assistencial em um Hospital Maternidade da Rede São Camilo, na Estrategia de Saúde da Família, no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II e no Hospital Regional Dr. Deoclécio Lima Verde, ambos, no município de Limoeiro do Norte - CE. Experiência em docência, já lecionei em cursos de técnico de enfermagem, pelas empresas Escola Normal Rural, Ieducare e CPA. Também já fui docente de curso de pós-graduação em Saúde da Família com ênfase na comunidade da IFESC e Enfermagem em Urgência e Emergência pela FIVALI e FAVILI. Doutoranda em Saúde Coletiva pela UFC. 
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena, Universidade Federal do Ceará
    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1995), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2001), doutorado em Ciências Médicas (2009) e pós-doutorado em saúde coletiva e sistema prisional (2015) pela Universidade Federal do Ceará. Docente associado I da Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de pesquisa Violência, promoção da saúde e populações vulneráveis com as seguintes linhas: 1. Avaliação do processo saúde-doença e da violência em grupos socialmente vulneráveis; 2. Estratégias interdisciplinares em promoção e prevenção em saúde junto a grupos socialmente vulneráveis e 3. Violência, segurança pública e promoção da saúde. Membro do NDAE da Residência multiprofissional e uniprofissional da saúde dos hospitais universitários da Universidade Federal Do Ceará e coordenadora didático-pedagógica da aréa de concentração Assistência em Terapia Intensiva. Membro do NDE do curso de graduação em Fisioiterapia desde 2010.

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Publicado

2022-07-29

Edição

Seção

Relato de experiência