Relato de experiência em educação do campo: formação contraepistemológica

Domingos Rodrigues da Trindade, Eugênia da Silva Pereira, Vanessa Dias de Lima

Resumen


A temática da Educação do Campo necessita ocupar cada vez mais espaço no debate e nas experiências formativas da universidade. Neste texto, busca refletir sobre a experiência de formação em especialização em Educação do Campo, na perspectiva de dar evidência a alguns caminhos que este curso trilhou no processo de formação de educadores e educadoras do campo. Entendemos que o delineamento do curso se deu a partir de uma perspectiva contraepistemológica de formação, adotando os pressupostos da pedagogia da alternância, que, por sua vez, têm permitido o aprofundamento teórico-prático no âmbito da formação. A organicidade do curso e a compreensão da totalidade das atividades desenvolvidas no seu decorrer nos revelou uma riqueza de debates e reflexões sobre os processos hegemônicos de formação e produção de conhecimentos, apontando outras possibilidades de construção de um projeto de educação da classe trabalhadora do campo, protagonizada com a participação dos/das camponeses/as.

Palabras clave


Educação do Campo; Formação; Contraepistemologia.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


ARROYO, Miguel. Pedagogias em Movimento. O que temos a aprender dos movimentos sociais?. Revista Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, p. 28-49, Jan/Jun 2003.

ARROYO. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cadernos Cedes, Campinas, SP: v. 27, n.72, maio/ago, 2007, p.113-248.

BOGO, Ademar. Mística. CALDART, et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão popular, 2012. p.473-477.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014-2024). Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

BRASIL. Censo Escolar/ INEP/2014. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio. Acesso em: 10 jan. 2016.

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; OSFS, Paulo Ricardo Cerioli; CALDART, Roseli Salete.(Org.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília. Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo. 2002, p.25-36.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Contribuição ao Estudo do campesinato Brasileiro Formação e Territorialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST (1979-1999). Tese (Doutorado em Geografia) Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo. 1999. p. 318.

FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi. Memória e velhice: do lugar da lembrança. In: BARROS, Myrian, Moraes Lins de (Org.). Velhice ou Terceira Idade? Estudos antropológicos sobre identidade, memória e política. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998, p.207-222.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura). 166p.

FREITAS, Luiz Carlos de. A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. (Org.) A Escola-Comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. São Paulo: Expressão Popular, 2009, p.11-100.

MARTINS, Bruno Sena. Emancipação, Sul e Pós-colonialismo. Revista Textos &Debates, Boa Vista, n.27, 2015 (p.291-303). Disponível em: https://revista.ufrr.br/textosedebates/issue/view/DOSSI%C3%8A%3A%20SOCIEDADE%20E%20FRONTEIRAS/showToc. Acesso em: 20 jan.2018.

MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de. Por Uma Educação do Campo: contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. (Org.) Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, v. 5, 2004.

MOLINA, Mônica Castagna; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Educação do Campo: da concepção à materialização da escola do campo. Revista Presença Pedagógica. v.20, n.120, nov/dez, 2014, p.36-42.

PASQUETTI, Luiz Antônio. Terra e Educação: direitos negados historicamente aos trabalhadores do campo no Brasil. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; RODRIGUES, Rosana Mara Chaves; SODRÉ, Maria Dorath Bento. (Org.). Educação do Campo e contemporaneidade: paradigmas, estratégias, possibilidades e interfaces. Salvador, Bahia: EDUFBA, 2013, p.75-108.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. Trad. Daniel Aarão Reis Filho. São Paulo: Expressão Popular. 2000, 224p.

SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 511p.

SANTOS, Boaventura de Souza. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.127p.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma Sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, n.63, 2002, p.237-280. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/1285. Acesso em 22 de jul de 2019.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: Revista Brasileira de Educação. V.12 n.34 jan./abr.2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. [1942]. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 133p.

TIERRA, Pedro. Poemas do povo da noite. 3.ed.rev. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo - Publisher, 2010.

VILAS BÔAS, Rafael Litvin. Educação do campo no contexto da reforma agrária: avanços, limites e desafios. In: SOUSA, Rosineide Magalhães de; MOLINA, MÔNICA Castagna; ARAÚJO, Ana Cristina de. (Org.). Letramentos múltiplos e interdisciplinaridade na Licenciatura em Educação do Campo. Brasília: 2016, p.17- 26.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i2.3672

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png