Estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Educação Física: apontamentos para um estado da arte

Daniele Sotta Ziliotto, Cristina Carta Cardoso de Medeiros

Resumen


A intenção deste estudo foi verificar o que vem sendo produzido no campo científico sobre estágio curricular supervisionado, especificamente no curso de Licenciatura em Educação Física. A partir de um estado da arte, foram mapeadas pesquisas objetivando identificar abordagens, autores utilizados, metodologias, principais resultados, bem como distinguir configurações emergentes. Trata-se de uma pesquisa descritivo-explicativa com base em análise de documentos, que compreendeu o período de 2002 a 2018, tomando como fonte as teses e dissertações. Os textos apontam a importância do estágio como espaço crucial para a formação inicial de docentes, embora, para melhores resultados, seja necessária uma relação mais orgânica entre universidade, disciplinas no curso formador e as escolas.


Palabras clave


Educação Física; Estágio curricular; Estágio supervisionado; Saberes docentes; Formação inicial

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto imagens. 11ª ed. Petrópolis, RJ, 2009.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2004. Disponível em: www.planalto.gov.br › ccivil_03 › _ato2007-2010 › lei. Acesso em: 5 de junho de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002a. Diário Oficial da União, Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em: 5 de junho de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 5 de junho de 2018b.

BELLOCHIO, C. R; BEINEKE, V. A mobilização de conhecimentos práticos no estágio supervisionado: um estudo com estagiários de música da UFSM/RS e da UDESC/SC. MÚSICA HODIE, vol. 7, n.2, p. 73-88, 2007.

BOURDIEU, P. O Senso prático. Petrópolis, Vozes, 2009.

FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de Matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008.

MARCELO GARCIA, M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. L. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. L. Estagio e docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006. http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=237&dd99=view . Acesso em: 20 de junho de 2018.

ROMANOWSKI, J. P. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102014-134348/pt-br.php. Acesso em 15 de junho de 2018.

SARTI, F. M. Parceria intergeracional e formação docente. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 25, n. 2, ago. 2009.

SETTON, M. G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Educação maio/jun/jul/ago 2002 nº 20 p. 60-70.

SILVA, M. da. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, nº 29, maio /jun /jul /ago, 2005.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional de professores e suas consequências em relação a formação para o magistério. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 1999.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, vol. 14, núm. 41, janeiro-abril, 2014, pp. 165-189. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189130424009. Acesso em 27 de junho de 2018.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i4.2938

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




e-ISSN: 2447-3944

 Licença Creative Commons
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores

DOAJ.jpg latindex.jpg  
  REDIB  Diadorim.jpg
     
logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png

  
 
 


  logos_DOI_CrossRef_CrossChek.png