Perfil dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq em Educação
Resumo
Palavras-chave
Referências
BACHELARD, G. Le nouvel esprit scientifique. Paris: PUF, 1975.
BELO, R. P.; CAMINO, L. Trabalho e gênero: elaborações discursivas sobre os papéis profissionais. Cad. psicol. soc. trab., v. 15, n. 2, p. 271-286, 2012. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172012000200009&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 15 ago. 2016.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CGEE). Mestres e Doutores 2015 - Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira, 2016. Disponível em: < https://www.cgee.org.br/web/rhcti/mestres-e-doutores-2015 >. Acesso em: 15 ago. 2016.
CERVO, A; L.; BERVIAN, P.; SILVA, R. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
CONRADI, C. C. N.; CARLI, M. L. Gênero educação e mercado de trabalho. In: PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação (Org.). O professor PDE e os desafios da Escola Pública Paranaense. Curitiba: SEED/PR, 2011.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Instrução de Serviço 004/2003: Bolsa de Produtividade em Pesquisa, 2003. Disponível em: < http://cnpq.br/view//journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/71276 >. Acesso em: 9 ago. 2016.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Resolução Normativa 002/2015: Comitês de Assessoramento, Comitês Temáticos, Núcleos de Assessores em Tecnologia e Inovação, Núcleo de Assessores para Cooperação Internacional e Consultoria Ad Hoc, 2015a. Disponível em: < http://cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2409490 >. Acesso em: 9 ago. 2016.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Resolução Normativa 028/2015: Bolsas individuais no país. 2015b. Disponível em: < http://cnpq.br/view/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271 >. Acesso em: 9 ago. 2016.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Estatísticas e Indicadores: Séries Históricas até 2014, 2015c. Disponível em: < http://cnpq.br/series-historicas/ >. Acesso em: 9 ago. 2016.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Membros dos Comitês, 2016. Disponível em: < http://cnpq.br/membros-dos-comites#membros >. Acesso em: 18 ago. 2016.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. L’anti-Oedipe. Capitalisme et Schizophrénie. Paris: Editions de Minuit, 1972.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
DESCARTES, R. Princípios da Filosofia. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2003.
DURAND, G. Multidisciplinarités et heuristique. In: PORTELLA, E. (Org.). Entre savoirs: l’interdisciplinarité en actes: enjeux, obstacles, résultats. Toulouse: Érès: Unesco, 1991. p. 35-48.
FONSECA, M. L. M. A institucionalização da pesquisa científica brasileira: os primeiros anos de atuação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Parcerias Estratégicas, v. 18, n. 36, p. 253-268, 2015.
GOFFMAN, E. Estigma: la identidad deteriorada. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1993.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. Produção de doutores área de humanidades: excesso ou má distribuição? Revista ADUSP, v. 43, p. 56-58, 2008.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34, 2013.
LEITE LOPES, J. Ciência e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1964.
LEONE, E. T.; BALTAR, P. Diferenças de rendimento do trabalho de homens e mulheres com educação superior nas metrópoles. Rev. bras. estud. popul., v. 23, n. 2, p. 355-367, 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982006000200010&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 28 out. 2017.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (MCTI). Regimento Interno do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq: Portaria 816, de 17 dez. 2002, 2002. Disponível em: < http://cnpq.br/regimento-interno-po-816/ >. Acesso em: 09 ago. 2016.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2005.
OLIVEIRA, D. C.; RAMOS, F. R. S.; BARROS, A. L. B. L.; NÓRBEGA, M. M. L. Classificação das áreas de conhecimento do CNPq e o campo da Enfermagem: possibilidades e limites. Rev. bras. enferm., v. 66, p. 60-65, 2013, Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700008&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 9 ago. 2016.
POLANYI, M. Personal knowledge: towards a post-critical philosophy. Chicago: University of Chicago Press, 1974.
SEVERINO, E. A filosofia moderna. Lisboa: Edições 70, 1984.
SOBRAL, F.; ALMEIDA, M.; CAIXETA, M. As lideranças científicas. Ciências & Cognição, v. 13, p. 179-191, 2008.
TRIGUEIRO, M. A formação de cientistas: necessidades e soluções. In: BAUMGARTEN, M. (Org.) A era do conhecimento: Matrix ou Ágora? Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS; Brasília: Ed. UnB, 2001.
DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2350
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2447-3944
A Revista Brasileira de Ensino Superior está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Indexadores
| |||||||