TIC: uma investigação através dos documentos oficiais na Formação de Professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i1.2341Palavras-chave:
Formação de Professores, Tecnologias de Informação e Comunicação, Mediação, Processo de Ensino e Aprendizagem.Resumo
Neste artigo propusemos fazer uma breve reflexão sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, discutindo suas possibilidades, importância e necessidade na Sociedade da Informação (SI). Por meio da análise documental buscamos investigar na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2002), nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Química (DCNQ, 2002) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2015), como as TIC passaram a fazer parte do currículo de formação de professores de química. Para tanto, realizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), que se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, baseando-se na interpretação de textos referente aos documentos oficiais analisados. Por meio da ATD identificamos como categorias de análise os Recursos; o Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Observamos que na primeira categoria a utilização das TIC aparece como uma metodologia diferente, uma estratégia, um recurso pedagógico de apoio didático. Na segunda categoria as TIC passam a ser citadas não apenas como um recurso didático, mas para ajudar na compreensão dos avanços científicos e tecnológicos que emana das rápidas mudanças tecnológicas e repercute no desenvolvimento da aprendizagem. Por último, utilização das TIC aproxima-se de uma proposta CTS. Consideramos que as TIC são recomendadas nos documentos oficiais para serem utilizadas na formação de professores de Química. Contudo, defendemos a ideia que elas precisam ser incorporadas na prática diária dos professores.Referências
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