Laboratório de cálculo: aprendizagem baseada em jogos nas disciplinas de exatas

Autores

  • André Felipe de Almeida Xavier Centro Universitário UNA
  • Paloma de Oliveira Campos Xavier Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2107

Palavras-chave:

Cálculo, Jogos matemáticos, Aprendizagem, Inovação.

Resumo

O Laboratório de Cálculo surgiu com a necessidade de dar significado à aprendizagem dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharia, na disciplina de Cálculo Diferencial, no semestre 1/2016. Após a obtenção de bons resultados, a atividade foi ampliada também para as turmas de Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL) e Cálculo Integral, de forma que esses alunos ingressantes dessem continuidade ao processo. Historicamente, os alunos apresentam certa dificuldade nesses conteúdos, sendo necessário dar significado à aprendizagem dos mesmos. Diante do quadro apresentado, o Laboratório de Cálculo tem como objetivo dar significado aos conteúdos trabalhados, dando autonomia aos alunos, tendo o professor na figura de tutor, como intermediador entre o aluno e o conhecimento, criando diversas atividades práticas, lúdicas e inovadoras para auxiliar nesse processo. Pretende-se através desse artigo, relatar um pouco sobre as atividades criadas para facilitar esse processo de execução do Laboratório de Cálculo, além de demonstrar os resultados obtidos e mensurados após sua aplicação. Através dessas atividades propostas, percebe-se que o aluno vai, aos poucos, conseguindo adquirir autonomia na busca pelo conhecimento.

Biografia do Autor

  • André Felipe de Almeida Xavier, Centro Universitário UNA

    Professor de Cálculo, GAAL e Estatística no Centro Universitário UNA. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Professor na rede pública de Ensino de Contagem e desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem para o ensino superior.

     

  • Paloma de Oliveira Campos Xavier, Centro Universitário UNA
    Mestre em Modelagem Matemática Computacional, professora do Centro Universitário Una de Cálculo, Estatística e MAtemática. Doutoranda em Modelagem Matemática Computacional no CEFET MG.

Referências

Livros:

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus,

(Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

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ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2008. 196 p.

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos