Laboratório de cálculo: aprendizagem baseada em jogos nas disciplinas de exatas

André Felipe de Almeida Xavier, Paloma de Oliveira Campos Xavier

Resumen


O Laboratório de Cálculo surgiu com a necessidade de dar significado à aprendizagem dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharia, na disciplina de Cálculo Diferencial, no semestre 1/2016. Após a obtenção de bons resultados, a atividade foi ampliada também para as turmas de Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL) e Cálculo Integral, de forma que esses alunos ingressantes dessem continuidade ao processo. Historicamente, os alunos apresentam certa dificuldade nesses conteúdos, sendo necessário dar significado à aprendizagem dos mesmos. Diante do quadro apresentado, o Laboratório de Cálculo tem como objetivo dar significado aos conteúdos trabalhados, dando autonomia aos alunos, tendo o professor na figura de tutor, como intermediador entre o aluno e o conhecimento, criando diversas atividades práticas, lúdicas e inovadoras para auxiliar nesse processo. Pretende-se através desse artigo, relatar um pouco sobre as atividades criadas para facilitar esse processo de execução do Laboratório de Cálculo, além de demonstrar os resultados obtidos e mensurados após sua aplicação. Através dessas atividades propostas, percebe-se que o aluno vai, aos poucos, conseguindo adquirir autonomia na busca pelo conhecimento.

Palabras clave


Cálculo; Jogos matemáticos; Aprendizagem; Inovação.

Referencias


Livros:

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus,

(Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREITAS, Giulia. Laboratório de Cálculo: depoimento (jul. 2017). Entrevistador: A.F.A.Xavier. Contagem, 2017.

GUSMÃO, Bianca B. de. Dificuldade de aprendizagem: um olhar crítico. Pará: UAM, 2001.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2008. 196 p.




DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2107

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e-ISSN: 2447-3944

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