O ensino superior em Barbacena/MG: um estudo sobre demanda e qualificação
DOI:
https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1887Palavras-chave:
Cursos superiores, Empresas, Emprego, Mercado de trabalho, Qualidade da educaçãoResumo
Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa de campo nos setores de comércio e serviços, agropecuária, saúde, finanças e indústrias do município de Barbacena (MG). O objetivo foi verificar se os cursos superiores, oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - campus Barbacena, vêm atendendo às exigências de mão de obra das empresas da referida cidade. As hipóteses que orientaram essa pesquisa, portanto, partiram da análise de como os empresários têm visto os cursos superiores da instituição com relação à qualidade da formação acadêmica ministrada no que diz respeito às necessidades de suas empresas bem como quanto à absorção dos egressos pelo mercado de trabalho do município. A pesquisa objetivou, também, verificar quais os cursos deveriam ser oferecidos pela instituição para atender à demanda de mercado. A investigação se desenvolveu sob o aporte teórico de estudiosos de educação e trabalho, que apontam um futuro promissor para o país, tendo como base uma visão atual do ensino superior no Brasil. Para tanto, os instrumentos metodológicos adotados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Como resultados, verificamos a necessidade de melhorar a qualidade dos cursos superiores, a formação acadêmica dos egressos e de se criarem novos cursos, que atendam às necessidades das empresas locais. Diante disso, concluímos que, para minimizar o descompasso entre a oferta educacional e a absorção do mercado de trabalho, há a necessidade de manutenção de um permanente diálogo entre a comunidade acadêmica e a externa, estabelecendo-se metas que alcancem satisfatoriamente os indicadores de qualidade da educação de nível superior.
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