Compreendendo a extensão e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa no âmbito da educação superior: uma análise qualitativa com o ATLAS.ti
Resumo
O artigo objetiva, em um primeiro momento, analisar a compreensão de um grupo de professores que atuam na educação superior em relação à extensão e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Diante de tal delimitação, os seguintes questionamentos complementam a discussão: a extensão é compreendida pelo professor como um jeito de ser, uma maneira de dialogar e/ou uma possibilidade de aprender? Que perfil de professor realiza atividades de extensão? A extensão é desenvolvida de forma indissociável com a pesquisa e o ensino ou de forma isolada? Por meio de uma pesquisa empírica, buscou-se delinear o perfil dos professores participantes e sua compreensão em relação à atividade de extensão. A ferramenta ATLAS.ti foi utilizada para a análise qualitativa das informações disponibilizadas pelos professores participantes. A descrição do uso desta ferramenta que propicia a análise textual discursiva também é contemplada neste artigo. As análises apontam a utilização parcial da atividade de extensão na atuação dos professores participantes, especialmente, como exercício de comunicação com a comunidade do entorno da IES e com um caráter assistencialista.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n3p31-44
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e-ISSN: 2447-3944
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