Positivismo Jurídico e os Direitos da Personalidade Natural

Igor Henrique dos Santos Luz, Jaime Domingues Brito

Resumo


O presente artigo propõe-se a analisar o quadro geral dos direitos da personalidade, relativos à pessoa natural, dentro da moldura normativa brasileira, e, sob a opção metodológica do positivismo jurídico (lato sensu). Para tanto, situa, brevemente, no tempo e na história, a origem e evolução do complexo de direitos denominados personalíssimos. Analisa o conceito de pessoa, que lhes dá fundamento, tanto em uma perspectiva doutrinária e legal quanto filosófica e antropológica. Explicita as duas principais tendências filosóficas (unitária e reducionista - esta, por vezes, considerada expansionista) utilizadas na definição do conceito de pessoa. Perpassa a implicação/relação das questões éticas sobre a criação e interpretação das leis. Noticia as constantes discussões, controvertidas, acerca de temas como o aborto, a realização de tatuagens, a doação de órgãos, a transfusão de sangue, a automutilação (quando culturalmente aceita) ou a amputação de membros (por recomendação médica), a manipulação genética, e, ainda, a eutanásia. Por fim, destaca a situação vivenciada no contexto do 'pós-positivismo', em que a discricionariedade judicial é paradoxalmente utilizada como justificativa para o confronto e para a aplicação da metodologia juspositivista (em especial, nas vertentes do moralismo jurídico e do realismo jurídico).


Palavras-chave


Pessoa; Direitos da personalidade; Positivismo jurídico

Texto completo:

PDF HTML

Referências


AMARAL, Francisco. Direito Civil: Introdução. 6. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

BARROSO, Luís Roberto. Direito Constitucional Contemporâneo: Os conceitos Fundamentais e a Constituição do Novo Modelo. São Paulo: Saraiva, 2009.

BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade e o projeto de Código Civil Brasileiro. Revista de Informação Legislativa, v. 15, no. 60, out./dez. 1978.

BITTAR, Eduardo C. B. Direito natural: sentido natural versus sentido cultural. Revista de Informação Legislativa, v. 38, no. 152, p. 183-189, out./dez. 2001.

DE LOUREIRO, Lourenço Trigo. Instituições de Direito Civil Brasileiro. Tomo I. Pernambuco: Typographia da Viuva Roma & Filhos, 1851.

DIMOULIS, Dimitri. A relevância prática do positivismo jurídico. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, no. 102, p. 215-253, jan./jun. 2011.

DIMOULIS, Dimitri. Positivismo Jurídico: Introdução a uma teoria do direito e defesa do pragmatismo jurídico-político. São Paulo: Método, 2006.

EUSEBI, Luciano. Proteção do Embrião Humano: Perfis Jurídicos. In: CORREA, Juan de Dios Vial; SGRECCIA, Elio. Identidade e Estatuto do Embrião Humano: Atas da Terceira Assembléia da Pontíficia Academia para a Vida. Bauru: Edusc, 2007.

PALAZZANI, Laura. Os Significados do Conceito Filosófico de Pessoa e suas Implicações no Debate Atual sobre o Estatuto do Embrião Humano. In: CORREA, Juan de Dios Vial; SGRECCIA, Elio. Identidade e Estatuto do Embrião Humano: Atas da Terceira Assembléia da Pontíficia Academia para a Vida. Bauru: Edusc, 2007.

RAMÓN LUCAS LUCAS, L.C. O Estatuto Antropológico do Embrião Humano. In: CORREA, Juan de Dios Vial; SGRECCIA, Elio. Identidade e Estatuto do Embrião Humano: Atas da Terceira Assembléia da Pontíficia Academia para a Vida. Bauru: Edusc, 2007.

RIBAS, Antonio Joaquim. Curso de Direito Civil Brasileiro: Parte Geral. Tomo II. Título IV. Rio de Janeiro: Typographia Universal de Laemmert, 1865.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

TOURAINE, Alain. Igualdade e Diversidade: o sujeito democrático. Bauru: EDUSC, 1998.




DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604.2018.v4i2.1812

Apontamentos

  • Não há apontamentos.