Explorando a régua de cálculo como recurso didático no ensino de multiplicação para formação de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i4.3480

Palavras-chave:

Formação de professores, História da matemática, Régua de Cálculo Linear

Resumo

A história da Matemática tem disponibilizado recursos didáticos que aliados a uma metodologia de ensino permite a construção de conhecimentos Matemáticos atrelados a uma prática cultural e social. Dentre os objetos que possibilitam incorporar o saber na história, encontrou-se a Régua de Cálculo que, ao longo da história, desempenhou um papel importante na disseminação dos logaritmos. Dessa forma, esse artigo visa apresentar a concepção dos licenciandos em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE) sobre as possíveis potencialidades da Régua de Cálculo para o ensino de multiplicação. Foi realizada uma pesquisa-ação com um grupo de 12 participantes de um curso de extensão universitária ministrado em março de 2019, tendo como carga horária total 12h/a. Com base na coleta de dados por meio de gravação de áudio, vídeo e recolhimento das atividades, percebe-se que a utilização de um instrumento histórico, em especial a Régua de Cálculo, é um modo inovador de construção e apropriação do conhecimento matemático. No entanto, o “como fazer” ainda é o principal obstáculo no desenvolvimento de novas ações envolvendo a história da Matemática. Com a experiência vivenciada no curso, espera-se que esses professores em formação inicial/continuada possam ampliar suas ações, através desse recurso, a Régua de Cálculo Linear, fornecida pela história da Matemática.

Biografia do Autor

  • Andressa Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará
    Graduada em Licenciatura em matemática pela Universidade Estadual do Ceará.
  • Verusca Batista Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Educação Matemática, Instrumentos Históricos para o ensino, em específico a Régua de Cálculo Circular, Formação de Professores e Ensino de Matemática.
  • Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará
    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

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Publicado

2018-12-17

Edição

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Artigos