Estudo de caso sobre o uso de dinâmicas para o ensino de ferramentas da qualidade para engenharia
DOI:
https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i3.2387Palavras-chave:
Engenharia, Metodologias ativas de ensino, AprendizadoResumo
O ensino superior em engenharia é voltado ao desenvolvimento de jovens e adultos para atuação em ambientes empresariais que requerem habilidades sociais como o trabalho em equipe e o raciocínio lógico. Para tanto, as metodologias ativas de ensino podem facilitar a aprendizagem de conteúdos teóricos densos e promover sua conexão com a prática, principalmente para o ensino andragógico. Assim, o presente trabalho tem como objetivo aplicar uma metodologia ativa de ensino adaptada do método PBL (Problem-Based Learning), conhecida como jogos empresariais, durante a disciplina de processos gerenciais e gestão da qualidade para o curso de Engenharia Química. As aulas foram divididas em uma parte teórica e outra prática orientada para o desenvolvimento de um produto em uma produção simulada em sala de aula, em três lotes produtivos. Os alunos, divididos em grupos, foram responsáveis pela coleta de dados, análise e aplicação das ferramentas de gestão da qualidade em seus processos, visando a entrega de um dossiê escrito ao final da disciplina e a realização de avaliações individuais. Os resultados indicaram a viabilidade na aplicação da metodologia, verificada pelo engajamento dos alunos na participação das atividades propostas. Os alunos também indicaram que a metodologia foi interessante e auxiliou no processo de aprendizado em grupo, também confirmado pelo bom rendimento da turma nas avaliações individuais. Este trabalho contribui para a reprodutibilidade no uso dessa metodologia para disciplinas de engenharia e sustenta os benefícios na exploração de metodologias ativas de ensino.
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