A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC na educação e publicização dos conhecimentos dos povos tradicionais e da sociobiodiversidade

Autores

  • Bruno Mello Corrêa de Barros Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Isabel Christine Silva De Gregori Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604.2018.v14i1.1136

Palavras-chave:

Biodiversidade, Conhecimento, Educação, Informação, Tecnologias.

Resumo

Este artigo tem como pressuposto promover uma reflexão acerca da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação com o fito de viabilizar e promover a informação acerca dos conhecimentos dos povos tradicionais, bem como também da promoção de condutas protetivas à sociobiodiversidade utilizando-se das plataformas digitais. Deste modo, com este intuito, pretende-se, num primeiro momento, referir acerca do paradigma contemporâneo e o olhar sobre a proteção da biodiversidade, já em um segundo ponto, explora-se o uso das plataformas digitais, especialmente a Internet, como instrumentos para publicizar e educar sobre os conhecimentos dos povos tradicionais, biodiversidade e recursos naturais. Nesse ínterim, para a consecução do plano proposto será utilizado como aporte metodológico, o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento monográfico. Desta feita, é a viável a utilização das TICs, sobretudo a Internet, como meio propagador de ideias, conceitos e especialmente informações, sobre os usos e costumes, a sociobiodiversidade e a proteção dos recursos naturais em perigo e em constante erosão. A utilização dos meios técnico-científicos possibilita uma ampla gama de pessoas ter acesso a estas informações e a partir de tal espectro exercer condutas proativas de proteção aos recursos naturais e à própria natureza.

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Biografia do Autor

  • Bruno Mello Corrêa de Barros, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Área de Concentração: Direitos Emergentes na Sociedade Global. Linha de Pesquisa: Direitos na Sociedade em Rede. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, intitulado CEPEDI – Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet. De 2014 a 2015 participou do grupo Núcleo de Direito Informacional - NUDI, também cadastrado no CNPq. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI e membro associado da Academia Nacional de Estudos Transnacionais – ANET. Parecerista permanente da Revista de Estudos Jurídicos UNESP. Autor de artigos, trabalhos acadêmicos e capítulos de livros relacionados à temática de Direito e Internet, Direito da Criança e do Adolescente, bem como a Democratização da Mídia e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs.
  • Isabel Christine Silva De Gregori, Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2007), Mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000). Professora do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade - GPDS, registrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela UFSM e líder do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade, registrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela UFSM. Atualmente é Chefe do Departamento da UFSM. Desenvolve pesquisas nas áreas de Direito Público; Direito Ambiental; Direito Ambiental Urbanístico; Propriedade Intelectual.

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Publicado

30-04-2018

Edição

Seção

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

Como Citar

BARROS, Bruno Mello Corrêa de; SILVA DE GREGORI, Isabel Christine. A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC na educação e publicização dos conhecimentos dos povos tradicionais e da sociobiodiversidade. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 14, n. 1, p. 380–397, 2018. DOI: 10.18256/2238-0604.2018.v14i1.1136. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/1136. Acesso em: 27 set. 2025.