A utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC na educação e publicização dos conhecimentos dos povos tradicionais e da sociobiodiversidade

Bruno Mello Corrêa de Barros, Isabel Christine Silva De Gregori

Resumo


Este artigo tem como pressuposto promover uma reflexão acerca da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação com o fito de viabilizar e promover a informação acerca dos conhecimentos dos povos tradicionais, bem como também da promoção de condutas protetivas à sociobiodiversidade utilizando-se das plataformas digitais. Deste modo, com este intuito, pretende-se, num primeiro momento, referir acerca do paradigma contemporâneo e o olhar sobre a proteção da biodiversidade, já em um segundo ponto, explora-se o uso das plataformas digitais, especialmente a Internet, como instrumentos para publicizar e educar sobre os conhecimentos dos povos tradicionais, biodiversidade e recursos naturais. Nesse ínterim, para a consecução do plano proposto será utilizado como aporte metodológico, o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento monográfico. Desta feita, é a viável a utilização das TICs, sobretudo a Internet, como meio propagador de ideias, conceitos e especialmente informações, sobre os usos e costumes, a sociobiodiversidade e a proteção dos recursos naturais em perigo e em constante erosão. A utilização dos meios técnico-científicos possibilita uma ampla gama de pessoas ter acesso a estas informações e a partir de tal espectro exercer condutas proativas de proteção aos recursos naturais e à própria natureza.


Palavras-chave


Biodiversidade; Conhecimento; Educação; Informação; Tecnologias.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


BERNARDES, Marciele Berger. Democracia na sociedade informacional: o desenvolvimento da democracia digital nos municípios brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2013.

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade. O que é – O que não é. Petrópolis- Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

CASTELLS, Manuel. O Poder da identidade: A era da informação, economia, sociedade e cultura. V. 2. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 9ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CARVALHO, Isabel Cristina M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. 256 p.

CAMARGO, Nelly. Comunicação de massa: o Impasse Brasileiro. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.

CETIC, Tic Domicílios. Pesquisa com o objetivo de mapear o acesso à infraestrutura TIC nos domicílios urbanos e rurais do país e as formas de uso destas tecnologias por indivíduos de 10 anos de idade ou mais. Disponível em: < http://cetic.br/pesquisa/domicilios/ >. Acesso em: 13 Jan. 2016.

DIAS, Reinaldo. Eco-inovação: Caminho para o crescimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2014.

DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. Traduzido por Nivaldo Montigelli Junior. São Paulo: Pioneira, 1994.

FERREIRA, Rubens da Silva. Gerenciamento da informação no contexto empresarial: uma abordagem sob o prisma da ecologia da informação. 2000. 75 f. Monografia (Curso de Biblioteconomia - UFPa) - UFBA, Belém, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2005.

INSTITUTO DE PESQUISAS ECOLÓGICAS. Disponível em: < http://www.ipe.org.br/projetos-baixo-rio-negro/projeto-sociobiodiversidade >. Acesso em: 08 Jan. 2016.

KUMAR, Krishan. Da Sociedade Pós-Industrial à Pós Moderna: Novas Teorias sobre o Mundo Contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1997.

LÉVY, Pierre. Ciberdemocracia. Tradução de Alexandre Emílio. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

McLUHAN, Masrshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. Tradução de Décio Pignatari. 9 ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

McLUHAN, Masrshall; FIORE, Q.: Guerra e paz na aldeia global. Rio de Janeiro: Record, 1971.

MATTELART, Armand. Theories of Communication: A Short Introduction. Paris: SAGE, 1998.

MATOS, J. F. As tecnologias de informação e comunicação e a formação inicial de professores em Portugal: radiografia da situação em 2003. Lisboa: Ministério da Educação, Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo. 2004.

MEIRELLES, Fernando de Souza. Informática: novas aplicações com microcomputadores. 2 ed. São Paulo: Makron, 1994.

MIRANDA, Antônio. Ciência da Informação: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2003.

MILARÉ, Edis. Direito do Ambiente: doutrina, jurisprudência, glossário. 5ª ed. São Paulo: Editora dos Tribunais, 2007.

MORIN, Edgar. O despertar ecológico. Tradução de Renato Carvalheira do Nascimento e Elimar Pinheiro do Nascimento. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

MULGAN, G. J. Comunication and control: Net-Works and the New Economies of communication, Nova York: Guildeford Press, 1991.

OST, François. A natureza à margem da lei: a ecologia à prova do direito. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

PONTE, J. P.; SERRAZINA, L. As Novas Tecnologias na Formação Inicial de Professores. Lisboa: DAPP- Ministério da Educação, 1998.

ROULAND, Norbert. Direito das Minorias e dos Povos Autóctones. Brasília: UNB, 2004.

SANCHEZ, Oscar Adolfo. Governo Eletronico no Estado de São Paulo. São Paulo: série didática n° 7, 2003.

SANTILLI, Juliana. A biodiversidade de as comunidades tradicionais. In: BESUNSAN, Nurit (org.). Seria Melhor Ladrilhar? Biodiversidade como, para que, porquê. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Instituto Socioambiental, 2005.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: HUCITEC, 1997.

SATO, Michele. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2004.

SEBRAE. O que pensam as micro e pequenas empresas sobre Sustentabilidade. Disponível em: < http://sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Cartilhas/O-que-pensam-as-micro-e-pequenas-empresas-sobre-Sustentabilidade >. Acesso em: 12 jan. 2016.

SHIVA, Vandana. Biopirataria: a pilhagem da natureza e do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.

TARGINO, M. das Graças. Comunicação científica: o artigo de periódico nas atividades de ensino e pesquisa do docente universitário brasileiro na pós-graduação. In: Comunicação científica. Brasília: UnB, 1998. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Departamento da Ciencia da Informação e Documentação, 1998, p. 31-88, 387p.

VIOTTI, Eduardo Baumgatz. Ciência, ética e sustentabilidade / Marcel Bursztyn (org.). – 2. ed – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2001.

WIENER, N. O homem e a máquina. In: O CONCEITO de informação na ciência contemporânea. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

WOODALL, P. A última das grandes ondas tecnológicas. A Gazeta Mercantil / The Economist, terça-feira, 1 Out, 1996.




DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604.2018.v14i1.1136

Apontamentos

  • Não há apontamentos.