A teoria da argumentação jurídica aplicada a um caso concreto: uma análise à teoria de Manuel Atienza

Denise Helena Schild Oliveira, Bruno Makowiecky Salles

Resumo


A questão que se pretende analisar no presente artigo versa a respeito da importância da argumentação jurídica no contexto histórico atual, buscando explicitar novas teorias argumentativas pós-positivistas, notadamente, a Teoria da Argumentação do jusfilósofo Manuel Atienza, e sua divisão das concepções argumentativas jurídicas em três categorias distintas: formal, material e pragmática. Para tanto, teceu-se uma análise de decisão judicial em processo-crime, que pode ser concebida como um ‘caso difícil’, de acordo com o pensamento de Atienza, objetivando demonstrar ao leitor a aplicação e a imprescindibilidade da teoria da argumentação aos operadores do direito, principalmente, aos magistrados, para que possam decidir, justificadamente, um caso complexo, à luz dos princípios constitucionais do direito e de uma visão holística do ordenamento jurídico.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ARISTÓTELES. A Constituição de Atenas. Tradução e Comentários de Francisco Murari Pires. São Paulo: Hucitec, 1995.

ATIENZA, Manuel. El derecho como argumentación. Barcelona: Ariel, 2006.

ATIENZA, Manuel. Razões do direito: teorias da argumentação jurídica. Trad. Maria Cristina Guimarães Cupertino. São Paulo: Landy, 2000.

BRAATZ, Tatiani Heckert.É preciso argumentar? Reflexões sobre a argumentação jurídica e a teoria de Manuel Atienza. Revista Jurídica FURB. Blumenau, 2007. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2013.

CRUZ, Paulo Márcio; ROESLER, Cláudia R. (Org.). Direito e Argumentação no Pensamento de Manuel Atienza. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GLOTZ, Gustave. A cidade grega. Tradução de Henrique de Araújo Mesquita e Roberto Cortes de Lacerda. Rio de Janeiro: DIFEL, 1980.

HABERMAS, J. Teoría de La acción comunicativa. I: Racionalidade de La acción y racionalización social. Tradução Manuel Jiménez redondo. 3. ed, Madri: Taurus, 2003.

MELO, Orlando Ferreira de. Hermenêutica jurídica: uma reflexão sobre novos posicionamentos. Itajaí: Ed. UNIVALI, 2001.

PINHEIRO, Rafael Fernando. A argumentação jurídica no pensamento de Manuel Atienza. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2013.

ZAGRE, Robson. Teoria da Argumentação Jurídica – Análise e Crítica a caso concreto – Princípios da Proporcionalidade e da Razoabilidade. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2013.




DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604/revistadedireito.v10n2p37-46

Apontamentos

  • Não há apontamentos.