O caso de negócios para resiliência em infraestrutura e continuidade de função

Frank Broen, Silvana Croope, Chris Huffman, Viviane Coelho de Sellos Knoerr

Resumo


A resiliência, tal como a segurança, pode ser difícil de definir e pode significar muitas coisas para muitas pessoas. Em geral, a resiliência pode ser definida como a capacidade de preparar e planear, absorver, recuperar e adaptar-se com mais sucesso a eventos adversos reais ou potenciais. Foram publicados diferentes aspectos da resiliência dos sistemas, preparando o terreno para a implementação; no entanto, falta um argumento comercial claro para a resiliência. A resiliência, tal como a segurança, exige um esforço contínuo e representa mais uma forma de pensar do que a aplicação de uma ferramenta ou técnica específica. Dentro da liderança e da gestão superior de um Departamento Estadual de Transportes (DET), o tema da resiliência é especialmente importante, mas tal como as comunicações, é muito fácil de discutir, mas muito difícil de implementar eficazmente. Numa era de orçamentos reduzidos e de pressões para reduzir o número de funcionários, cada investimento de recursos escassos deve ser justificado com base no retorno do investimento. Portanto, o argumento comercial para a resiliência deve ser apresentado. Felizmente, a resiliência é um processo totalmente escalável e inclui planeamento de longo prazo e intermédio. É aplicado em toda a empresa e em áreas de negócios individuais que podem ou não ser apoiadas por políticas financiadas. O objetivo deste artigo é discutir um processo para o desenvolvimento de um business case para resiliência em infraestrutura e continuidade de funções críticas com base na revisão da literatura e na prática de especialistas. Estão incluídas análise de riscos, identificação de recursos e técnicas de integração (implementação).


Palavras-chave


Resiliência; Segurança; Infraestrutura

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DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604.2024.v20i2.4990

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