A história constitucional da infância no Brasil à luz do caso do menino Bernardino

Autores

  • Bruna Barbieri Waquim Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. Centro Universitário de Brasília.
  • Inocêncio Mártires Coelho Centro Universitário de Brasília
  • Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy Centro de Ensino Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604.2018.v14i1.1680

Palavras-chave:

História constitucional, Crianças e adolescentes, Proteção integral

Resumo

O presente artigo discute a história constitucional da proteção à infância e à adolescência no Brasil. Como ponto de partida da análise teórica sobre o surgimento e a consolidação dos direitos e garantias fundamentais do público infanto-juvenil, será narrado o caso do menino Bernardino, que inspirou uma nova visão sobre a tutela dos menores desassistidos, tanto que é atribuída à repercussão desse caso a motivação política para, em 1927, a promulgação do primeiro Código de Menores do Brasil. Será adotada, assim, a metodologia da micro história, aliada à revisão bibliográfica, para relatar o caso em comento e o delineamento histórico dos diferentes diplomas jurídicos, constitucionais e infraconstitucionais, que trabalharam o tema da infância no Brasil, até a adoção da Doutrina da Proteção Integral por meio da Constituição da República de 1988.

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Biografia do Autor

  • Bruna Barbieri Waquim, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. Centro Universitário de Brasília.
    Doutoranda em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Professora da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. Assessora Jurídica no Tribunal de Justiça do Maranhão.
  • Inocêncio Mártires Coelho, Centro Universitário de Brasília
    Possui doutorado, obtido com distinção, na Universidade de Brasília. Atualmente, integra, em caráter permanente, o corpo docente do programa de pósgraduação -- mestrado e doutorado -- do UniCEUB. Tem experiência nas áreas de Filosofia do Direito e Direito Constucional, nas quais vem orientando disssertações de mestrado e teses de doutorado, além de publicar livros e artigos sobre esse âmbito de conhecimento do direito, em revistas e editoras reputadas de primeira linha.
  • Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, Centro de Ensino Universitário de Brasília
    Livre docente em Teoria Geral do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo-USP. Professor Visitante na Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia-Berkeley. Professor Pesquisador Visitante no Instituto Max-Planck de História do Direito Europeu- Frankfurt. Pós-doutorado em Direito Comparado na Universidade de Boston, em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS e em Literatura no Departamento de Teoria Literária da Universidade de Brasília-UnB. Doutor e Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. MBA em Direito Comunitário Europeu pela Fundação Getúlio Vargas e pela Escola de Administração Fazendária- Brasília. Pós-graduação em Filosofia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina- PR. Consultor-Geral da União (fevereiro de 2011 a junho de 2015). Procurador da Fazenda Nacional (concurso de 1993). Procurador-Geral Adjunto na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (outubro de 2015 a janeiro de 2016).

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Publicado

30-04-2018

Edição

Seção

Direitos Fundamentais, Jurisdição Constitucional e Democracia

Como Citar

WAQUIM, Bruna Barbieri; COELHO, Inocêncio Mártires; GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. A história constitucional da infância no Brasil à luz do caso do menino Bernardino. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 14, n. 1, p. 88–110, 2018. DOI: 10.18256/2238-0604.2018.v14i1.1680. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/1680. Acesso em: 18 set. 2025.