Dignidade e Direitos Humanos após a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-0604.2023.v19i1.4820Palavras-chave:
Pandemia, Direitos Humanos, Covid 19Resumo
A pandemia do Covid-19 gerou uma profunda crise que afetou toda a humanidade. A dor e o sofrimento tornaram-se omnipresentes, independentemente da classe social, nacionalidade ou raça: centenas de milhares de mortes, dezenas delas muito queridas e próximas, sofrimento coletivo indescritível, desemprego maciço e material, psicológico e que ainda não conseguimos avaliar. Apesar de seus terríveis aspectos negativos, esta crise é também uma Cátedra da qual nos estão sendo ministradas master classes de valor incalculável, tanto pessoal quanto socialmente. No que diz respeito ao Direito, na medida em que deve partir sempre da realidade, compreender e interpretar o tempo presente pode ajudar-nos a obter lições também nesta área. A pergunta então poderia ser a seguinte: o que a pandemia do Coronavírus pode nos ensinar sobre a pessoa humana e sua dignidade? Esta crise tornou visíveis muitas dimensões humanas que antes eram invisíveis. Também nos mostrou que há coisas que precisamos mudar, porque tivemos que enfrentá-las de uma maneira diferente. Nesta linha, minha intenção é contribuir com algumas breves reflexões que possam ajudar a responder à questão levantada acima.
Downloads
Referências
SAINT-EXUPÉRY, Antoine. El principito. Madrid: Editorial Digital UNID, 2014. p. 82.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro ser inédito o presente artigo, bem como não estar o mesmo sujeito a qualquer outro processo de submissão para outra revista científica.
Declaro que autorizo a publicação do artigo pela revista na rede mundial de computadores e do conhecimento sobre a não remuneração em virtude de sua publicação, não cabendo nenhum direito autoral de cunho patrimonial.
Ainda, na condição de autor, assumo a responsabilidade civil e penalmente pelo conteúdo do trabalho publicado, após ter lido as diretrizes para autores e ter concordado com elas.
O trabalho pode ser acessado por qualquer interessado e reproduzido e/ou publicado desde que seja realizada a devida referência de acordo com a ABNT com a finalidade de divulgação da produção acadêmico científico.