The Understanding and Construction of Competences in the Teaching Action of the Law from the Complexity and the Transdisciplinarity

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604.2020.v16i3.4419

Palavras-chave:

Competências, Ensino-aprendizagem, Prática Educativa, Análise de Conteúdos, Pensamento Complexo, Transdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar conteúdos de relatos de um grupo de professores, os quis possibilitem pensar sobre a formação do professor de Direito, sob as ideias de complexidade e da transdisciplinaridade. O problema de pesquisa identifica quais os polos constitutivos da ação docente que trazem a complexidade subjacente à ação formadora. O trabalho perpassa o tema da desigualdade e do desenvolvimento, haja vista as diversas dimensões de oportunidade refletidas no desenvolvimento de uma sociedade respaldada em um Estado de Direito. O texto aborda o desenvolvimento e o envolvimento da atividade de pesquisa voltada para uma prática reflexiva alicerçada na epistemologia transdisciplinar e na consequente transformação dos sujeitos do grupo de discussão.

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Biografia do Autor

  • Hadassah Laís de Sousa Santana, Professor at Fundação Getulio Vargas/School of Public Policy and Government (FGV/EPPG). Brasília, DF.

    Doutoranda em Educação e Mestre em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Assessora Legislativa em matéria tributária na Câmara dos Deputados. Professora da graduação da Universidade Católica de Brasília e da pós-graduação lato sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Advogada.

  • Idalberto José das Neves Júnior, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.
    Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília
  • Liziane Angelotti Meira, Professora Doutora FGV. Brasília, DF.

    Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

  • Cristina Costa_Lobo, Universidade do Minho. Braga.

    Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho. Investigadora do CIDI-IESF (Portugal) e da cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade

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Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Contribuição estrangeira com coautoria nacional

Como Citar

SANTANA, Hadassah Laís de Sousa; DAS NEVES JÚNIOR, Idalberto José; MEIRA, Liziane Angelotti; COSTA_LOBO, Cristina. The Understanding and Construction of Competences in the Teaching Action of the Law from the Complexity and the Transdisciplinarity. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 16, n. 3, p. 1–17, 2020. DOI: 10.18256/2238-0604.2020.v16i3.4419. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/4419. Acesso em: 8 set. 2025.