Inseminação artificial, seleção genética e poder: análise de caso

Autores

  • Salete Oro Boff Pós-Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora, docente da Faculdade IMED, coordenadora do grupo de estudos: Direitos Intersubjetivos na Civilização (Bio) Tecnológica: Dimensões do “Ser” e do “Dever” sob a Reflexão Ética de Hans Jonas Faculdade IMED.
  • Daniela Lippstein Aluna do curso de graduação em Direito pela Faculdade IMED, voluntária grupo de estudos: Direitos Intersubjetivos na Civilização (Bio) Tecnológica: Dimensões do “Ser” e do “Dever” sob a Reflexão Ética de Hans Jonas – Faculdade IMED.
  • Cassiana Trentin Charnoski Aluna do curso de graduação em Direito pela Faculdade IMED, voluntária grupo de estudos: Direitos Intersubjetivos na Civilização (Bio) Tecnológica: Dimensões do “Ser” e do “Dever” sob a Reflexão Ética de Hans Jonas – Faculdade IMED.

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604/revistadedireito.v8n1p91-107

Resumo

Diante do avanço da biotecnologia vários questionamentos surgem em razão da sua abrangência, bem como dos impactos que podem resultar sobre o ser humano, que pode passar a figurar como objeto da técnica. Com essas considerações, o  objetivo do presente trabalho é demonstrar possíveis conflitos  entre a dinâmica das inovações biotecnológicas, especialmente  vinculadas à inseminação artificial, e a (necessária e possível)  regulamentação jurídica, a fim de garantir a observância dos  princípios éticos no desenvolvimento das pesquisas, preservando o  direito à vida digna e à diversidade. O método adotado é o  dedutivo e estudo de caso. A técnica de pesquisa é a bibliográfica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

07-06-2012

Como Citar

BOFF, Salete Oro; LIPPSTEIN, Daniela; CHARNOSKI, Cassiana Trentin. Inseminação artificial, seleção genética e poder: análise de caso. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 8, n. 1, p. 91–107, 2012. DOI: 10.18256/2238-0604/revistadedireito.v8n1p91-107. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/279. Acesso em: 31 ago. 2025.