As violações aos direitos fundamentais na ditadura militar brasileira: um estudo de caso envolvendo a justiça de transição, a jurisdição constitucional e as chances perdidas no regime militar brasileiro

Autores

  • Iuri Bolesina Mestrando e Bolsista CAPES do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direitos Sociais e Políticas Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Pós-graduando lato sensu em Direito Civil pelo Instituto Meridional de Educação – IMED. Membro do Grupo de Pesquisa Jurisdição Constitucional aberta: uma proposta de discussão da legitimidade e dos limites da jurisdição constitucional-instrumentos teóricos e práticos coordenado pela professora Drª. Mônia Clarissa Hennig Leal. Advogado. E-mail: <[email protected]>
  • Tassia Aparecida Gervasoni Doutoranda em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre e Graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Professora de Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Santa Maria - ADISMA. Professora na Universidade da Região da Campanha - URCAMP. Participante do projeto “Controle jurisdicional de Políticas Públicas: análise da atuação do Supremo Tribunal Federal no controle de políticas públicas e a relevância da atuação do amicus curiae como instrumento de legitimação dessas decisões no Brasil”, vinculado ao CNPq. Advogada. Endereço eletrônico <[email protected]>.

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604/revistadedireito.v8n1p29-56

Resumo

Este artigo pretende analisar historicamente as ações violatórias cometidas no regime militar, destacando os reflexos ocorridos na Cidade de Carazinho e, a partir daí, tomando-se como foco o processo judicial número 2007.71.18.001748-1 que tramita na Vara Federal de Carazinho/RS. A partir da revisão do processo,  buscar-se-á uma crítica jurídica mirada na responsabilidade do Estado pelas chances perdidas no passado, ao longo do regime militar, o que se dará com vistas às metas da justiça de transição. A investida acadêmica será realizada com o auxílio do método dedutivo e do procedimento histórico-crítico, pretendendo-se unir a realidade histórica à digressão doutrinaria jurídica, mormente no que diz respeito à Teoria da Perda da Chance e a Justiça de Transição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

07-10-2011

Como Citar

BOLESINA, Iuri; GERVASONI, Tassia Aparecida. As violações aos direitos fundamentais na ditadura militar brasileira: um estudo de caso envolvendo a justiça de transição, a jurisdição constitucional e as chances perdidas no regime militar brasileiro. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 8, n. 1, p. 29–56, 2011. DOI: 10.18256/2238-0604/revistadedireito.v8n1p29-56. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/276. Acesso em: 31 ago. 2025.