Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO, inicialmente elaborada pelo Curso de Direito da Atitus Educação – Passo Fundo-RS –, a partir do ano de 2013, passou a estar vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Atitus. A revista serve de referência a divulgação das pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional de interesse dos programas de pós-graduação stricto sensu.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha de Livro

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sessão Especial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Direitos Fundamentais, Jurisdição Constitucional e Democracia

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Direitos e novas tecnologias na sociedade da informação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos sobre teoria e dogmática jurídica no século XXI

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Contribuição estrangeira com coautoria nacional

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Contribuição exclusiva de autor estrangeiro

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Vulnerabilidades e Direitos Humanos: desafios nos sistemas de afirmação e proteção internacionais e constitucionais

Chamada de Artigos para o Dossiê Temático
"Vulnerabilidades e Direitos Humanos: desafios nos sistemas de afirmação e proteção internacionais e constitucionais"

Desde o fim do século XIX, até esta primeira metade do século XXI, passando pelos fortes impactos do século XX e suas profundas transformações no Direito e na Civilização Ocidental, o campo jurídico, especialmente a teoria constitucional e do Estado Democrático de Direito têm buscado construir, ampliar e aperfeiçoar estruturas de proteção, afirmação e empoderamento da pessoa humana, tanto nas jurisdições internas dos Estados quanto na Ordem Internacional (PIOVESAN, 2007; 2013). Destes movimentos de proteção e afirmação de Direitos Humanos e Fundamentais, ressaltam a atenção à solução de vulnerabilidades de indivíduos e grupos vulnerabilizados perante o terceiro setor e o setor público (BERNARDES; GONÇALVES JUNIOR, 2021). Sendo o Brasil uma sociedade de desenvolvimento humano médio e um Estado cujo principal desafio para as próximas décadas é balancear a proteção e afirmação de direitos de seus grupos e indivíduos vulneráveis vulnerabilizados e do povo em geral; e garantir a sustentabilidade das finanças e recursos públicos (WORLD BANK, 2017).

Existe assim uma demanda na literatura sobre direito e desenvolvimento humano e afirmação de grupos e indivíduos vulnerabilizados (CARVALHO, 2021; OLIVEIRA, 2004, pp. 34-35), especialmente no que toca às necessidades e desafios do Brasil para alcançar suas metas nacionais e compromissos internacionais (por exemplo, ODS) de fortalecimento da proteção e afirmação de Direitos, no arcabouço do no âmbito do Estado Democrático de Direito (OLIVEIRA, 2004, p. 32). O diagnóstico de ineficácia do Estado na afirmação de Direitos Fundamentais, e cumprimento de Direitos Humanos tem se tornado mais e mais complexo, vez que a literatura tem apontado os limites que o próprio Estado de Direito, e o método democrático, põem à clareza de procedimentos, à definição de estratégias e mesmo à medição de cumprimento de objetivos.  

Deste modo, o objetivo do dossiê é recolher uma visão panorâmica e sistematicamente organizada em uma perspectiva transdisciplinar, de esforços epistêmicos, semânticos, procedimentais e teleológicos de descrever e apresentar ações nos setores público e privado, doméstico e internacional. Isto especialmente no contexto dos desafios que a democracia brasileira enfrenta, de definição de objetivos desejados pela sociedade, capacidade do Estados em implantar ações de afirmação de direitos num pacto federativo largamente disfuncional, e intensos compromissos assumidos na esfera internacional. O dossiê aceitará artigos que resultem de pesquisas concluídas ou com resultados parciais e que desenvolvam os seguintes eixos:

a) Vulnerabilidade e empoderamento de raça e gênero;

b) segurança alimentar, na saúde da criança e do adolescente;

c) governança pública, elementos econômicos, administrativos e políticos;

d) violência contra vulneráveis na esfera pública e privada com impactos públicos;

e) biopolítica, bioética, biopoder e controle social na afirmação de vulneráveis.

Referências

BERNARDES, Antonio; GONÇALVES JUNIOR, Limeira Oswaldo. Vulnerabilidade multidimensional: do direito à cidade às relações virtuais. Espaço de Diálogo e Desconexão, [s. l], v. 13, n. 2, p. 14-28, 2 ago. 2021. Dossiê Vulnerabilidade e Proteção Social. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/redd/article/view/16221. Acesso em: 29 jun. 2023.

CARVALHO, Dimitre Braga Soares de. A vulnerabilidade jurídica das famílias transnacionais. In: TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado. Vulnerabilidade e sua Compreensão no Direito. Indaiatuba SP: Foco, 2021. Disponível em: https://www.editorafoco.com.br/produto/vulnerabilidade-e-sua-compreensao-no-direito-brasileiro-1-ed-2021. Acesso em: 28 jun. 2023.

CARVALHO NETTO, Menelick de. A hermenêutica constitucional sob o paradigma do estado democrático de direito. Notícia do direito brasileiro, Brasília, v. 1998, n. 6, dez. 1998.

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni. Jurisdição e hermenêutica constitucional no estado democrático de direito. Belo Horizonte: Mandamentos, 2004. 592 p.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Justiça internacional. São Paulo: Saraiva, 2007. 

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. São Paulo: Saraiva, 2013.

WORLD BANK. Brazil Country Management Unit Latin America And Caribbean Region. International Finance Corporation And Multilateral Investment Guarantee Agency. COUNTRY PARTNERSHIP FRAMEWORK FOR THE FEDERATIVE REPUBLIC OF BRAZIL FOR THE PERIOD FY18-FY23. Washington D.C: World Bank Group, 2017. 141 p. Report No. 113259-BR. Disponível em: https://www.worldbank.org/en/country/brazil/overview. Acesso em: 1 jul. 2023.

 

Serão aceitos artigos redigidos em inglês, português, espanhol ou francês.

 

 

Prazo de submissão

20/09/2023

Estimativa prazo final avaliação

05/11/2023

Previsão de publicação

Dezembro / 2023

Dados da publicação

RBD, v. 19, Dossiê “Vulnerabilidades e Direitos Humanos, 2023.

 

 

 

Custos

A preparação e diagramação do artigo envolverá o custo de R$ 100,00 (cem reais). O valor deve ser pago por artigo, Tal valor somente será exigido daqueles artigos que foram aprovados no processo double blind peer review e no caso dos autores manifestarem a sua vontade de efetiva publicação.


Normas editoriais

Devem ser seguidas as diretrizes para autores no que diz respeito à anonimização, formatação e regras da ABNT ou APA (em caso de contribuição estrangeira). Serão aceitas submissões com até 3 autores, para submissões nacionais, e 4 autores, para estrangeira, desde que pelo menos um dos autores co-autores possua a titulação de doutor.

No procedimento de submissão deve ser indicado o direcionamento do manuscrito à seção "Vulnerabilidades e Direitos Humanos...".


Maiores informações através do e-mail: [email protected]  

 

Editores convidados do Dossiê Temático:

 

Edith Maria Barbosa Ramos (UFMA e UNICEUMA)

Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Mestra em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Professora da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade CEUMA (MA). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Direito Sanitário (NEDISA/UFMA). Professora e Coordenadora do Mestrado Profissional em Direito e Afirmação de Vulneráveis da Universidade CEUMA. Professora do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão. 

 

Diogo de Almeida Viana dos Santos (UEMA e UNICEUMA)

Doutor (PhD) em International Cooperation--Governance and Law pela Universidade de Nagoya-Japão (2010). Mestre (LL.M.) em Comparative Law - Universidade de Nagoya-Japão (2007). Professor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão e de Direito da Universidade CEUMA (MA). Professor. Professor do Mestrado Profissional em Direito e Afirmação de Vulneráveis da Universidade CEUMA.


Passo Fundo, julho de 2023.


 

Editores
  • de Almeida Viana dos Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à revista serão publicados após a aprovação às cegas por dois ou mais avaliadores pesquisadores externos cadastrados neste periódico.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Linhas temáticas da Revista

A Revista Brasileira de Direito vinculada ao PPGD/Atitus recebe contribuições científicas que auxiliem no desenvolvimento dos Fundamentos Normativos e Mecanismos de Efetivação da Democracia e Sustentabilidade, relacionadas com as seguintes áreas temáticas:

1) Direitos Fundamentais, Jurisdição Constitucional e Democracia:

2) Ética, Cidadania e Sustentabilidade;

3) Direito e novas tecnologias na sociedade da informação; e

4) Estudos sobre teoria e dogmática jurídica no século XXI.

 

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

 

Política anti-plágio - Crossref Similarity Check

A Revista Brasileira de Direito é membro do Crossref Similarity Check que é uma iniciativa entre iThenticate e Crossref©, que conta com milhares de revistas compartilhando seus trabalhos com o banco de dados da iThenticate, oferecendo aos editores a comparação de similaridade de conteúdo científico, técnico e médico dentro da maior base de dados do mundo.

Crossref Similarity Check

 

 

 

 

Ethics and conduct in publication - English

The Revista Brasileira de Direito follows the CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications, 2012 Update CSE Editorial Policy Commitee (2011-2012).

Any questions will be addressed by the editor and the ethics committee.

 

Ética e Conduta na publicação - Português

A Revista Brasileira de Direito segue as orientações das Diretrizes do CSE para Promover Integridade em Publicações de Periódicos Científicos, traduzido pela ABEC Brasil da CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications, 2012 Update CSE Editorial Policy Commitee (2011-2012).