The Understanding and Construction of Competences in the Teaching Action of the Law from the Complexity and the Transdisciplinarity

Hadassah Laís de Sousa Santana, Idalberto José das Neves Júnior, Liziane Angelotti Meira, Cristina Costa_Lobo

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar conteúdos de relatos de um grupo de professores, os quis possibilitem pensar sobre a formação do professor de Direito, sob as ideias de complexidade e da transdisciplinaridade. O problema de pesquisa identifica quais os polos constitutivos da ação docente que trazem a complexidade subjacente à ação formadora. O trabalho perpassa o tema da desigualdade e do desenvolvimento, haja vista as diversas dimensões de oportunidade refletidas no desenvolvimento de uma sociedade respaldada em um Estado de Direito. O texto aborda o desenvolvimento e o envolvimento da atividade de pesquisa voltada para uma prática reflexiva alicerçada na epistemologia transdisciplinar e na consequente transformação dos sujeitos do grupo de discussão.

Palavras-chave


Competências; Ensino-aprendizagem; Prática Educativa; Análise de Conteúdos; Pensamento Complexo; Transdisciplinaridade

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DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604.2020.v16i3.4419

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