A construção complexa do desenvolvimento: uma análise pelo prisma da teoria da complexidade

Mariana Ribeiro Santiago, Sinara Lacerda Andrade

Resumo


O presente artigo analisa a aplicação da teoria da complexidade, de Edgar Morin, ao estudo do desenvolvimento. O estudo justifica-se pela percepção de que os conflitos que atingem a sociedade global na atualidade demandam soluções complexas, estimulando o desenvolvimento nacional e transnacional. Objetiva-se aprofundar a discussão sobre complexidade aplicada ao desenvolvimento, propondo uma mudança de paradigma no estudo do tema, de forma compatível com os desafios da sociedade contemporânea. Para tanto, aborda-se, no primeiro tópico, a teoria da complexidade e seus princípios. Após isso, é realizada uma exposição de diversas teorias sobre o desenvolvimento. Por fim, destaca-se  os principais pontos do pensamento de Morin sobre desenvolvimento, dentro da visão complexa, num paralelo com as demais teorias sobre a matéria. Para a concretização da pesquisa observou-se o método bibliográfico, acompanhado do método  dialético na abordagem. Em conclusão, nota-se que a visão complexa do desenvolvimento é capaz de captar as qualidades da teoria do desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, responder a algumas críticas sofridas por esta.


Palavras-chave


Complexidade; Desenvolvimento; Solidariedade

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, do casulo à borboleta. In: CASTRO, Gustavo de (coord.). Ensaios de Complexidade. 4 ed.. Porto alegre: Sulina, 2006.

BOTSMAN, Rachel e ROGERS, Roo. O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Trad. Rodrigo Sardenberg. Porto Alegre: Bookman, 2011.

DELGADO, Ana Paula Teixeira. O direito ao desenvolvimento na perspectiva da globalização: paradoxos e desafios. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

ELKINGTON, John. Canibais com garfo e faca. Tradução Patrícia Martins Ramalho. São Paulo: Makron Books, 2001.

FIEDLER-FERRARA, Nelson. Ciência, ética e solidariedade. In: CARVALHO, Edgard de Assis et al. Ética, solidariedade e Complexidade. São Paulo: Palas Athena, 1998.

FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de; LAVILLE, Jean-Louis. A economia solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. 2 ed. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

FURTADO, Celso. O Mito do Desenvolvimento econômico. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

HABERMAS, Jürgen. Aclaraciones a la ética del discurso. Madrid: Trotta, 2000.

MARIOTTI, Humberto. As paixões do ego: complexidade, política e solidariedade. São Paulo: Palas Athena, 2000.

MATOS. Ligia Aparecida I. Notas sobre a Teoria de Mercado segundo a visão de Adam Smith, Jean-Baptista Say, John Maynard Keynes, Friedrich Hayek e Joseph A. Schumpeter. HEERA - Revista de História Econômica e Economia Regional Aplicada, Juiz de Fora/MG, v. 3, n. 4, p. 2-19, Jan.-Jun. 2008.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 22 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Tradução Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Complexidade e ética da solidariedade. In: CASTRO, Gustavo de (coord.). Ensaios de Complexidade. 4 ed.. Porto alegre: Sulina, 2006.

MORIN, Edgar. O Método VI: ética. 2. ed. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

PIKETTY, Thomas. O capital no Século XXI. Tradução Monica Baumgarten de Bolle. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SILVEIRA, Vladimir Oliveira da; NASPOLINI, Samyra Haydée Dal Farra. Direito ao desenvolvimento no Brasil do Século XXI: uma análise da normatização internacional e da Constituição brasileira. In: SILVEIRA, Vladmir Oliveira da et al. (Orgs.). Direito e desenvolvimento no Brasil no Século XXI. Brasília: Ipea/CONPEDI, 2013.

SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

VERHELST, Thierry. O direito à diferença: identidades culturais e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.




DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604.2018.v4i2.2667

Apontamentos

  • Não há apontamentos.