O conceito de educação, liberdade de expressão e a participação da comunidade nas eleições escolares
DOI:
https://doi.org/10.18256/2238-0604/revistadedireito.v7n1p61-64Abstract
Este ensaio busca explorar as relações entre Direito Educacional, liberdade de expressão e o direito de eleger o diretor de escola pública. O problema é: a educação, como aparece na Constituição, está conectada com a liberdade de expressão e com os parâmetros democráticos da república brasileira? Isto implica na hipótese de que o administrador escolar deve ser eleito – uma interpretação que é contrária a feita pelo Supremo Tribunal Federal. O objetivo é analisar o conceito de educação, a liberdade de expressão e o a eleição do diretor escolar. O tema é socialmente relevante, uma vez que a Constituição normatiza o ambiente escolar como democrático. A matriz teórica será a pragmática-sistêmica e a metodologia será monográfica.Downloads
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2011-06-01
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RECK, Janriê Rodrigues; THIER, Júlia Helfer; MORAES, Luiza Cristina. O conceito de educação, liberdade de expressão e a participação da comunidade nas eleições escolares. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 61–74, 2011. DOI: 10.18256/2238-0604/revistadedireito.v7n1p61-64. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/257. Acesso em: 3 sep. 2025.