O conceito de educação, liberdade de expressão e a participação da comunidade nas eleições escolares

Autores

  • Janriê Rodrigues Reck Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da Graduação e da Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito, da Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Júlia Helfer Thier Bolsista do programa CNPq, Ensino Médio. Aluna da escola Ernesto Alves de Oliveira.
  • Luiza Cristina Moraes Bolsista do programa CNPq, Ensino Médio. Aluna da escola Ernesto Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604/revistadedireito.v7n1p61-64

Resumo

Este ensaio busca explorar as relações entre Direito Educacional, liberdade de expressão e o direito de eleger o diretor de escola pública. O problema é: a educação, como aparece na  Constituição, está conectada com a liberdade de expressão e  com os parâmetros democráticos da república brasileira? Isto  implica na hipótese de que o administrador escolar deve ser  eleito – uma interpretação que é contrária a feita pelo Supremo  Tribunal Federal. O objetivo é analisar o conceito de educação, a liberdade  de expressão e o a eleição do diretor escolar. O tema é  socialmente relevante, uma vez que a Constituição normatiza o  ambiente escolar como democrático. A matriz teórica será a  pragmática-sistêmica e a metodologia será monográfica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-06-2011

Como Citar

RECK, Janriê Rodrigues; THIER, Júlia Helfer; MORAES, Luiza Cristina. O conceito de educação, liberdade de expressão e a participação da comunidade nas eleições escolares. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 61–74, 2011. DOI: 10.18256/2238-0604/revistadedireito.v7n1p61-64. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/257. Acesso em: 31 ago. 2025.