Equality and difference: reflections on standards that discard diversity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604.2021.v17i1.2216

Keywords:

Standards, Normality, Human dignity, Diversity, School

Abstract

The present study aims to reflect on the establishment of standards and the concept of normality in relation to human beings. To this end, it deals with the right to equality and the right to difference as translators of human dignity and demonstrates that it is a diversity and characteristic of humanity and that, therefore, it is necessary to promote its appreciation and respect. Finally, we emphasize the importance of the school in the construction/deconstruction of paradigms that disregard this human nature.

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Author Biographies

  • Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla, PUC-SP
    Doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui mestrado em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos - Instituição Toledo de Ensino (2008). Professora de Direito Constitucional e Introdução ao Estudo do Direito da Faculdade de Araraquara. Coordenadora da Inciação Científica no Curso de Direito da Facudade de Araraquara. Orientadora na Pós-Graduação da ESA (Escola Superior de Advocacia) - Jaú. Advogada.
  • Andreia Garcia Martin Simon, PUC-SP
    Doutoranda em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP (PUC/SP). Mestra em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino em Bauru (ITE). Especialista em Justiça Constitucional pela Universidade de Pisa (Itália). Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de São José do Rio Preto/SP (2002). Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo - sob o n. 216.485. Atualmente cursa Especialização em Educação e Tecnologias pela UFSCar (Gestão e Docência em Educação a Distância). Tem experiência na área do Direito, dentre suas subaéreas possui conhecimentos e desenvolvimentos em: Direitos Humanos, Direito Constitucional e Inclusão Social de Minorias e Grupos Vulneráveis, em especial as pessoas com Deficiência. Tem experiência acadêmica-profissional em gestão de educação superior, tutoria em educação a distância e docência do ensino superior. Atualmente é Professora designada do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Campus Frutal, e Professora do instituto Municipal de Educação Superior (FAFICA) de Catanduva/SP.

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Published

2021-05-21

Issue

Section

Fundamental Rights, Constitutional Jurisdiction and Democracy

How to Cite

SEGALLA, Juliana Izar Soares da Fonseca; SIMON, Andreia Garcia Martin. Equality and difference: reflections on standards that discard diversity. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 17, n. 1, p. e2216, 2021. DOI: 10.18256/2238-0604.2021.v17i1.2216. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/2216. Acesso em: 17 sep. 2025.