Igualdade e diferença: reflexões sobre padrões que desconstroem a diversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604.2021.v17i1.2216

Palavras-chave:

Padrões, Normalidade, Dignidade humana, Diversidade, Escola.

Resumo

O presente estudo objetiva fazer uma reflexão sobre o estabelecimento de padrões e o conceito de normalidade em relação aos seres humanos. Para tanto, trata do direito à igualdade e do direito à diferença enquanto tradutores da dignidade humana e demonstra que é diversidade e característica da humanidade e que, portanto, é preciso fomentar sua valorização e respeito. Por fim, destacamos a importância da escola na construção/desconstrução de paradigmas que desconsideram essa natureza humana.

 

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Biografia do Autor

  • Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla, PUC-SP
    Doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui mestrado em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos - Instituição Toledo de Ensino (2008). Professora de Direito Constitucional e Introdução ao Estudo do Direito da Faculdade de Araraquara. Coordenadora da Inciação Científica no Curso de Direito da Facudade de Araraquara. Orientadora na Pós-Graduação da ESA (Escola Superior de Advocacia) - Jaú. Advogada.
  • Andreia Garcia Martin Simon, PUC-SP
    Doutoranda em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP (PUC/SP). Mestra em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino em Bauru (ITE). Especialista em Justiça Constitucional pela Universidade de Pisa (Itália). Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de São José do Rio Preto/SP (2002). Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo - sob o n. 216.485. Atualmente cursa Especialização em Educação e Tecnologias pela UFSCar (Gestão e Docência em Educação a Distância). Tem experiência na área do Direito, dentre suas subaéreas possui conhecimentos e desenvolvimentos em: Direitos Humanos, Direito Constitucional e Inclusão Social de Minorias e Grupos Vulneráveis, em especial as pessoas com Deficiência. Tem experiência acadêmica-profissional em gestão de educação superior, tutoria em educação a distância e docência do ensino superior. Atualmente é Professora designada do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Campus Frutal, e Professora do instituto Municipal de Educação Superior (FAFICA) de Catanduva/SP.

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Publicado

21-05-2021

Edição

Seção

Direitos Fundamentais, Jurisdição Constitucional e Democracia

Como Citar

SEGALLA, Juliana Izar Soares da Fonseca; SIMON, Andreia Garcia Martin. Igualdade e diferença: reflexões sobre padrões que desconstroem a diversidade. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 17, n. 1, p. e2216, 2021. DOI: 10.18256/2238-0604.2021.v17i1.2216. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/2216. Acesso em: 17 set. 2025.