As manifestações sociais como garantia do direito à liberdade

Maria do Socorro Costa Gomes

Resumo


As recentes manifestações sociais ressurgem com toda força por todo o mundo, incluindo o Brasil, para exigir políticas públicas que efetivamente tragam benefícios a toda a coletividade e não a uma minoria. A turbulência política vivida nos quatro cantos do mundo é alimentada pelo crescimento das expectativas das pessoas em relação à capacidade dos governos em atendê-las. Esses movimentos têm sido debatidos à luz do direito do indivíduo à liberdade, em especial a liberdade de manifestação do pensamento, que, implicitamente, garante o direito ao protesto. A liberdade é direito inerente ao ser humano, como seu titular único e deve ser protegido e tutelado pelo Estado. Em sociedades complexas como as dos nossos dias, não se pode prescindir da atuação do Estado, pois através do fim da economia de mercado, iniciou-se uma era de liberdade sem precedentes, que deve ser preservada. O presente artigo evolui no sentido de que através da regulação estatal pode-se atingir a liberdade para todos e não apenas para alguns, tornando mais ampla a liberdade jurídica e real.


Texto completo:

PDF HTML

Referências


ALVES. José Augusto Lindgren. Os Direitos Humanos na Pós-Modernidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.

ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2014.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

BURKE, Sara et al. World Protests 2006-2013. Disponível em . Acesso em: 3 set. 2014.

CASTILHO, Ricardo. Direitos Humanos: processo histórico - evolução no mundo, direitos fundamentais: constitucionalismo contemporâneo. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 8. ed. 2ª tiragem. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

COMPARATO, Fábio Konder. Fundamento dos Direitos Humanos. In: MARCÍLIO, Maria Luiza; RUSSOLI, Lafaiete (Coord.). Cultura dos Direitos Humanos. São Paulo: Editora LTr, 1998.

COSTA, Nelson Nery; ALVES, Geraldo Magela. Constituição Federal Anotada e Explicada. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2003.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 23. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1996.

FERRAZ JUNIOR. Estudos de Filosofia do Direito: Reflexões sobre o Poder, a Liberdade, a Justiça e o Direito. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais: teoria geral, comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudência. São Paulo: Editora Atlas, 1998.

NAÍM, Moisés. O Fim do Poder: nas salas da diretoria ou nos campos de batalha, em Igrejas ou Estados, por que estar no poder não é mais o que costumava ser? Tradução Luis Reyes Gil. São Paulo: Editora LeYa, 2013.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Declaração e Programa de Ação de Viena. Adotado pela Conferência Mundial sobre Direitos Humanos de Viena em junho de 1993. Disponível em: . Acesso em: 3 set.2014

POLANYI, Karl. A Grande Transformação: as origens de nossa época. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier. Tradução de Fanny Wrobel. Revisão Técnica de Ricardo Benzaquen de Araújo, 2012.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 30. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

SLAIBI FILHO, Nagib. Anotações à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1989.




DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604/revistadedireito.v10n2p102-112

Apontamentos

  • Não há apontamentos.