Análise de alguns cenários de tributação de serviços públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604.2020.v16i3.4141

Palavras-chave:

Modelo de Estado, Estado Regulatório, Serviços Públicos, Livre Iniciativa

Resumo

A Constituição protege a livre iniciativa justamente para que se viabilize o desenvolvimento nacional esperado, como almeja o artigo terceiro da Carta Maior. Para tanto, é necessário que a economia do país possua trilhos próprios, bem estabelecidos, firmes, seguros e que tenham como rumo o crescimento continuo e responsável. Com essas metas em vista, o papel do Estado é de regulação, não de invasor ou de agente ativo desse cenário. Não se pode ser maestro, músico e plateia ao mesmo tempo. Assim, o Estado pode agir em ambientes onde se procura o lucro, com objetivo de autodesenvolvimento, apenas quando precisar de tal prestação para alcançar o seu desiderato público. Ou seja, sua atividade fora do âmbito restrito de ente público - com todas as prerrogativas e sujeições inerentes a essa condição - é excepcional e assim devem ser tratadas e exercidas conformes os limites constitucionais dessa excepcionalidade. O presente trabalho não pretende trazer respostas definitivas, mas apenas levantar inquietações e lembrar o fato cada vez mais presente de que a responsabilidade demandada pela prestação de atividades e serviços públicos faz com que se torne imprescindível a existência e aplicação de instrumentos jurídicos com viabilizem esse exercício, bem como se proteja a ordem econômica dos reflexos negativos que eventualmente tenham que suportar, de igual maneira, a plena realização dos direitos fundamentais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juan Fernando Durán Alba, Faculdad de Derecho/ Universidad de Valladolid. Valladolid.

    Professor Titular de Direito Constitucional da Faculdad de Derecho/ Universidad de Valladolid. Licenciado y doctor en Derecho por la Universidad de Valladolid. Profesor Titular de Derecho Constitucional en la Facultad de Derecho de Valladolid. Abogado. Subdirector de la Revista General de Derecho Constitucional, editada por IustelPortal de Derecho, y miembro de su Consejo Editorial (desde 2016). Secretario de la Facultad de Derecho de Valladolid (2004-2008). Letrado de adscripción temporal en el Tribunal Constitucional (2008-2014). Vocal de la Junta Electoral de Castilla y León (2007-2008). Ha centrado sus investigaciones fundamentalmente en las siguientes materias: jurisdicción y procesos constitucionales; Derecho electoral y parlamentario; fiscalización externa de las cuentas públicas; organización institucional de las Comunidades Autónomas; derechos fundamentales y las nuevas tecnologías; Derecho del Deporte. Su actividad investigadora se ha plasmado en una treintena de publicaciones entre libros, artículos y contribuciones en obras colectivas. También ha trabajado en varios proyectos de investigación financiados por diversas instituciones nacionales y autonómicas.

  • Fernando Gustavo Knoerr, UNICURITIBA. Curitiba, PR. Brasil.

    Doutor, Mestre em Direito do Estado e Bacharel pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Professor do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA, Professor de Direito Administrativo da Escola da Magistratura do Paraná e da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná. Foi Professor da Universidade Federal do Paraná, Coordenador do Escritório de Prática Jurídica do Curso de Direito e Vice-Procurador-Geral da mesma Universidade. É Membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, do Instituto Paranaense de Direito Administrativo, do Instituto Catarinense de Estudos Jurídicos, do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral e do Instituto dos Advogados do Paraná. É Professor Benemérito da Faculdade de Direito UNIFOZ e Patrono Acadêmico do Instituto Brasileiro de Direito Político.

  • Horácio Monteschio, UNIPAR. Cascavel, PR. Brasil.

    Estágio de Pós doutorado em Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal e Pós-doutorando pelo UNICURITIBA. Doutor em direito pela FADISP. Mestre em Ciências Jurídicas pelo UNICESUMAR; Professor de direito processual no curso de graduação e mestrado da Universidade Paranaense. UNIPAR. Professor do UNICESUMAR. Membro do Instituto dos advogados do Paraná.

Referências

ATALIBA, Geraldo. República e Constituição. Malheiros. São Paulo. 2007.

CARMO, Valter Moura. Validade da tributação em relação à monetização auferida por meio do fornecimento gratuito de dados e do desenvolvimento e disponibilização gratuitos de programas e aplicativos, Revista Jurídica - UNICURITIBA, v. 4, n. 53, 2018. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RevJur/article/view/3235/371371751. Acesso em: 31 out. 2019.

CARRAZZA, Roque Antonio. A imunidade tributária das empresas estatais delegatárias de serviços públicos. Malheiros. 2004.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.

FREITAS, Juarez. O controle dos atos administrativos e os princípios fundamentais. São Paulo : Malheiros, 1999.

GROTTI, Dinorá Adelaide Musetti. O serviço público e a constituição brasileira de 1988. São Paulo: Malheiros, 2003.

JARACH, Dino. Finanzas Públicas y Derecho Tributário. Abeledo-Perrot. Buenos Aires. 2003.

JUSTEM FILHO, Marçal. Curso de direito administrativo. São Paulo : Saraiva, 2005.

MEIRELLES, Hely Lopes. Curso de Direito Administrativo. São Paulo : Malheiros.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2001.

RODRIGUES, Hugo Thamir. A concretização do princípio da dignidade da pessoa humana como legitimizadora da tributação no estado democrático de direito: solidariedade e neoliberalismo. Revista Jurídica - UNICURITIBA, v. 4, n. 45, 2016. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RevJur/article/view/1786/1174. Acesso em: 31 out. 2019.

WEIL, Prosper. O direito administrativo. Coimbra : Almedina, 1977.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Contribuição estrangeira com coautoria nacional

Como Citar

DURÁN ALBA, Juan Fernando; KNOERR, Fernando Gustavo; MONTESCHIO, Horácio. Análise de alguns cenários de tributação de serviços públicos. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 16, n. 3, p. 1–17, 2020. DOI: 10.18256/2238-0604.2020.v16i3.4141. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/4141. Acesso em: 8 set. 2025.