Panorama sobre o Mercado Digital de Pagamentos Brasileiro: Aspectos Legais, Business e Tecnológicos

André Luiz Farias Novaes, Ivar Hartmann

Resumo


A adoção de novos meios de pagamento digitais traz benefícios significativos aos consumidores e à sociedade, tal como aumento da eficiência e competição, inclusão e expansão do mercado financeiro, e mais inovação, de acordo com o IMF em Digital Currencies: The Rise of Stablecoins, 2019. O mercado de pagamentos digitais é uma indústria de U$ 3.0 trilhões, correspondendo por 13% do comércio mundial, e mais do que dobrará de tamanho até 2022, informa a McKinsey report Global payments 2018: A dynamic industry continues to break new ground, 2018. Embora seja um mercado com boas perspectivas, o Sistema de Pagamentos Digitais (SPD) não é um tema de pesquisa em foco na academia, com uma literatura ainda em estado embrionário, de tal modo que não captura a tendência atual no mercado mundial. Através de um panorama extenso, mas não-exaustivo, esse artigo busca: desenvolver a literatura na área focando nas frentes de regulação, tecnologia e negócios; nivelar mercado e academia, através de uma análise compreensiva de KPIs usuais e estatísticas descritivas, estabelecendo um paralelo com a literatura recente em SPD; e, finalmente, descrever os desafios e oportunidades para o desenvolvimento do SPD tanto no mercado quanto na academia.


Palavras-chave


Sistema de Pagamentos Digitais; Sistema de Pagamentos Digitais Brasileiro; Panorama

Texto completo:

PDF (English)

Referências


ALMEIDA, M. I. R. D. Manual de Planejamento Estratégico. 1. ed. Brasil: Atlas, 2001. p. 1-156.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. About. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/en/about. Access Date: 3 set. 2019.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. O brasileiro e sua relação com o dinheiro - Pesquisa 2018. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cedulasemoedas/pesquisabrasileirodinheiro/Apresentacao_brasileiro_relacao_dinheiro_2018.pdf. Access Date: 4 out. 2019.

BRAGA, F. D. M. A. A; ISABELLA, Giuliana; CORREIO, H. R. R. Digital Payment Means: the Brazilian reality: An “Environmental Segmentation” study. Journal of Management of Roraima, Roraima, Brazil, v. 8, n.1, p. 65-85, jun./2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329134551_Digital_Payment_ Means_the_Brazilian_reality_An_Environmental_Segmentation_study. Access Date: 27 ago. 2019.

BROOKINGS. Is China’s new payment system the future?. Disponível em: https://www.brookings.edu/wp-content/uploads/2019/05/ES_20190617_Klein_ChinaPayments.pdf. Access Date: 5 out. 2019.

CAMPBELL, John Y.; MANKIW, N. Gregory. Permanent and Transitory Components in Macroeconomic Fluctuations. NBER Working Paper No. 2169, Cambridge, Massachusetts, v. 77, n. 2, p. 111-117, fev./1987.

CARAFFINI, Josiane et al. Transformação Digital e Desempenho no Setor Bancário. Congresso Transformação Digital 2018. Available at: http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/ctd/ctd2018/paper/ viewFile/6965/1971.

DAHLBERG, Tomi; GUO, Jie; ONDRUS, Jan. A critical review of mobile payment research. Electronic Commerce Research and Applications, Finland, v. 14, n. 5, p. 265-284, set./2015. Disponível em: https://www. sciencedirect.com/science/article/pii/S156742231500054X. Access Date: 22 ago. 2019.

DATAREPORTAL. DIGITAL 2019: BRAZIL. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2019-brazil?rq=brazil. Access Date: 3 out. 2019.

DAVIDSON, Russell; MACKINNON, James G.. Estimation and Inference in Econometrics. 1. ed. New York, NY: Oxford University Press, 1993. p. 1-896.

EUROPEAN COMISSION. Sustainability Report 2009 - EUROPEAN ECONOMY 9|2009. Disponível em: https://ec.europa.eu/economy_finance/publications/pages/publication15998_en.pdf. Access Date: 12 ago. 2019.

EXAME. Para além dos restaurantes, iFood coloca QR Code em bancas de jornal. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/para-alem-dos-restaurantes-ifood-coloca-qr-code-em-bancas-de-jornal/. Access Date: 5 out. 2019.

FENWICK, Mark. KAAL, Wulf A. VERMEULEN, Erik. Regulation Tomorrow: What Happens When Technology Is Faster than the Law. American University Business Law Review, v. 6, n. 3, 2017.

FERRARINI, Guido. Regulating FinTech: Crowdfunding and Beyond. European Economy. N. 2, 2017.

GLOBO.COM. Brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet. Disponível em: https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/10/22/brasileiro-e-um-dos-campeoes-em-tempo-conectado-na-internet.ghtml. Access Date: 3 out. 2019.

HENNINGSSON, Stefan; HEDMAN, Jonas. The new normal: Market cooperation in the mobile payments ecosystem. Electronic Commerce Research and Applications, Copenhagen, v. 14, n. 5, p. 305-318, mar./2015. Disponível em: https://research.cbs.dk/en/publications/the-new-normal-market-cooperation-in-the-mobile-payments-ecosyste. Access Date: 16 ago. 2019.

HOX, Joop; BECHGER, Timo. An Introduction to Structural Equation Modeling. Family Science Review, Amsterdam, v. 11, n. 1, p. 354-373, fev./1998. Access Date: 14 nov. 2019.

INFOMONEY. A era do pagamento digital: a revolução na forma de se fazer compras. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/colunistas/blog-do-cunha/a-era-do-pagamento-digital-a-revolucao-na-forma-de-se-fazer-compras/. Access Date: 30 set. 2019.

KAZAN, Erol; DAMSGAARD, Jan. Towards a Market Entry Framework for Digital Payment Platforms. Communications of the Association for Information Systems, Copenhagen, v. 38, n. 37, p. 761-783, mai./2016. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/30d2/fdf921e1b66a31d47033c825435966bd5891.pdf. Access Date: 21 ago. 2019.

LIÉBANA-CABANILLAS, F. et al. Predicting the determinants of mobile payment acceptance: A hybrid SEM-neural network approach. Technological Forecasting and Social Change, Granada, Spain, v. 129, n. 4, p. 117-130, abr./2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0040162517301580 ?via%3Dihub. Access Date: 28 ago. 2019.

LIÉBANA-CABANILLAS, Francisco; LUNA, I. R. D; MONTORO-RÍOS, Francisco J.. User behaviour in QR mobile payment system: the QR Payment Acceptance Model. Technology Analysis & Strategic Management, Granada, Spain, v. 27, n. 9, p. 1031-1049, jun./2015. Disponível em: https://www.tandfonline .com/doi/full/10.1080/09537325.2015.1047757. Access Date: 16 set. 2019.

LUNA, I. R. D. et al. NFC technology acceptance for mobile payments: A Brazilian Perspective. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Granada - Spain, v. 19, n. 63, p. 82-103, ago./2016.

MCKINSEY & COMPANY. Global payments 2018: A dynamic industry continues to break new ground. Disponível em: https://www.mckinsey.com/~/media/McKinsey/Industries/Financial%20Services/Our%20 Insights/Global%20payments%20Expansive%20growth%20targeted%20opportunities/Global-payments-map-2018.ashx. Access Date: 1 set. 2019.

MCKINSEY & COMPANY. Global Payments Report 2019: Amid sustained growth, accelerating challenges demand bold actions.

MOREIRA, Robson Antonio. COMÉRCIO ELETRÔNICO, OS MÉTODOS DE PAGAMENTOS E OS MECANISMOS DE SEGURANÇA. REFAS. v. 3, n. 1, 2016.

NELSON, Charles; PLOSSER, Charles. Trends and random walks in macroeconomic time series: Some evidence and implications. Journal of Monetary Economics, Washington, Seattle, v. 10, n. 2, p. 139-162, jul./1982. Disponível em: http://schwert.ssb.rochester.edu/a425/jme82_NP.pdf. Access Date: 12 set. 2019.

OZCAN, Pinar; SANTOS, Filipe M.. The market that never was: Turf wars and failed alliances in mobile payments. Strategic Management Journal, Warwick, Coventry, U.K, v. 36, n. 10, p. 1486-1512, mai./2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/smj.2292. Access Date: 14 ago. 2019.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CASA CIVIL SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS. LEI No10.214, DE 27 DE MARÇO DE 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/ LEIS_2001 /L10214.htm. Access Date: 4 set. 2019.

QUARTZ. Asia’s payment companies generate more revenue than almost the rest of the world combined. Disponível em: https://qz.com/1715133/asia-generates-the-most-digital-payment-revenue-by-far-says-mckinsey/. Access Date: 1 out. 2019.

RESEARCH AND MARKETS. Retail Trends: Global Payment Methods in Retail. Disponível em: https://www.researchandmarkets.com/reports/4856512/retail-trends-global-payment-methods-in-retail?utm_ source=dynamic&utm_medium=BW&utm_code =s7zcl7&utm_campaign=1321867+-+2019+Retail+Trends%3a +Global+Payment +Methods+in+Retail&utm_exec=joca220bwd. Acesso em: 19 nov. 2019.

RIO, FGV DIREITO. Policy Paper Series 01/2019. Núcleo de Estudos Avançados de Regulação do Sistema Financeiro Nacional, Rio de Janeiro, Brazil, v. 1, n. 1, p. 1-24, jan/2019.

SLADE, Emma; WILLIAMS, Michael; DWIVDEI, Yogesh. Extending UTAUT2 To Explore Consumer Adoption Of Mobile Payments. Proceedings of the Uk Academy for Information Systems Conference, Oxford, England, v. 3, n. 19, p. 1-23, jul./2013. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/6351/8d85b17088c40 dd55a00100e43016399bb52.pdf. Access Date: 10 set. 2019.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO. O uso do QR code e Apps como meio de pagamento. Disponível em: http://sbvc.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Pagamento-QR-Code-Apresenta%C3%A7%C3%A3o-SBVC.pdf. Access Date: 5 out. 2019.

STATISTA. Digital Payments Brazil. Disponível em: https://www.statista.com/outlook/296/115/digital-payments/brazil. Access Date: 9 set. 2019.

THE LAW REVIEWS. The Financial Technology Law Review - Edition 2 - BRAZIL. Disponível em: https://thelawreviews.co.uk/edition/the-financial-technology-law-review-edition-2/1192774/brazil. Access Date:4 set. 2019.

THIERER, Adam D., Permission less Innovation and Public Policy: A 10-Point Blueprint. Mercatus Center, 2016.

TILT - O CANAL SOBRE TECNOLOGIA DO UOL. Brasileiro passa mais de 3 horas e meia por dia em redes sociais. Disponível em: https://porta23.blogosfera.uol.com.br/2018/02/05/brasileiro-passa-mais-de-3-horas-e-meia-por-dia-em-redes-sociais/. Access Date: 4 out. 2019.




DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604.2020.v16i1.3825

Apontamentos

  • Não há apontamentos.