Marli Marlene Moraes da Costa Pós-doutorada em Direito pela Universidade de Burgos/Espanha, com bolsa CAPES. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito - Mestrado e Doutorado - na Universidade de
Santa Cruz do Sul - UNISC, Coordenadora do Grupo de Estudos “Direito, Cidadania e
Políticas Públicas” da UNISC. Professora da Graduação em Direito na FEMA - Fundação
Educacional Machado de Assis de Santa Rosa. Psicóloga com especialização em terapia familiar. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa: “O Direito à Profissionalização e as Políticas Públicas da Juventude na Agenda Pública: desafios e alternativas para a inserção dos jovens no mercado de trabalho - um estudo no município de Santa Cruz do Sul - RS.” e “O Brincar e a Construção da Cidadania nas Escolas: uma releitura do Estatuto da Criança e do Adolescente”. Email: <[email protected]>. Brasil
Suzéte da Silva Reis Mestranda em Direito e Membro do Grupo de Pesquisas Direito, Cidadania e Políticas
Públicas da Universidade de Santa Cruz – UNISC. Bolsista da CAPES. Advogada. Especialista em Direito do Trabalho, Previdenciário e Processo do Trabalho. E-mail: <[email protected]>. Brasil
Espaço local, cidadania e inclusão social: perspectivas a partir das políticas públicas educacionais
Marli Marlene Moraes da Costa, Suzéte da Silva Reis
Resumo
O presente estudo visa à reflexão acerca da cidadania e da inclusão social através da implementação de políticas públicas educacionais no espaço local. Para tanto, a política pública educacional vem assumida como pressuposto para o desenvolvimento pleno da cidadania e a inclusão social, mostrando-se imprescindível para a consolidação do modelo de Estado Democrático de Direito.