Utilizando a teoria da audiovisão para compreender o Direito e a Política: uma análise do clip Cowboy fora da lei, de Raul Seixas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604.2018.v14i1.2309

Palavras-chave:

Raul Seixas, Audiovisão, Direito, Conhecimento jurídico

Resumo

O artigo, de alcance conceitual, tem por objeto a relação entre direito e música e imagens, e busca demonstrar de que forma a interconexão destes três elementos pode ser interpretada como veículo de contestação e luta social, a partir do exemplo de Raul Seixas. Visto que o artista compôs em uma época na qual o Direito era criado e imposto por figuras ditatoriais, compreendemos que em seu rock existem representações deste Direito, o que pode auxiliar a entender as relações políticas, jurídicas e sociais deste período. Todavia, quando pesquisadores de diferentes áreas se propõem a trabalhar com este tipo de documento, alguns elementos tendem a ser ignorados, como a melodia e os videoclipes dessas canções. O artigo, nesse sentido, irá apresentar uma forma de se utilizar a imagem, sons e letra, de forma a complementar sentidos e direcionar ou dispersar a percepção dos espectadores a partir da teoria da audiovisão proposta por Michel Chion.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Muniz Oliveira, UFSC

    Doutoranda e Mestra em Direito/PPGD/UFSC. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Conhecer Direito – NECODI (UFSC/CNPq). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Modelagem e Compreensão de Sistemas Sociais: Direito, Estado, Sociedade e Política (UFSC/CNPq). Pesquisadora do Projeto de Pesquisa Lilith: Direito e Interseccionalidades. (CCJ/UFSC). Bolsista CAPES.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3656942869359698.

  • Horácio Wanderlei Rodrigues, Faculdade Meridional, IMED

    Doutor em Direito (Filosofia do Direito e da Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito (Instituições Jurídico-Políticas) pela UFSC. Realizou Estágios de Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPG Direito) da Faculdade Meridional (IMED/RS). Professor Titular de Teoria do Processo do Departamento de Direito e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Direito da UFSC, de 1991 a 2016. Coordenador do Mestrado Profissional em Direito em Direito da UFSC, de 2015 a 2016. Sócio fundador do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi). Membro do Instituto Iberomericano de Derecho Procesal (IIDP). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Meridional. Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC. Publicou diversos livros e uma centena de artigos em coletâneas e revistas especializadas, em especial sobre Ensino e Pesquisa em Direito, Direitos Humanos e Teoria do Processo.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1611197174483443

Referências

ALVES, Luciane. Raul Seixas e o Sonho da Sociedade Alternativa. São Paulo: Martin Claret, 1993.

BLANK, Júlia C. G.; SANTOS, Janaína dos. Raul Seixas e a Ditadura Militar: Uma Análise Semiótica da Música Cowboy Fora da Lei. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2013. Disponível em: < http://portalintercom.org.br/anais/sul2013/resumos/R35-0224-1.pdf >. Acesso em: 21 ago. 2017.

CHION, Michel. La audiovisión: Introducción a un análisis conjunto de la imagen y el sonido. Buenos Aires: Paidós, 1993.

MATANZA. Tombstone City. Santa Madre Cassino. Rio de Janeiro: Deckdisck, 2001.

OLIVEIRA, Amanda Muniz. Faça o que tu queres, pois é tudo da lei: representações do direito no rock de Raul Seixas a partir dos estudos de Douglas Kellner. 252 f. Dissertação (Mestrado em Direito) Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2016.

OLIVEIRA, Amanda Muniz; RODRIGUES, Horácio Wanderlei. “Eu não sou besta pra tirar onda de herói”: ... In: ROSAS, Maria Francisca Elgueta; GONZALES, Eric Palma; LUNELLI, Isabella Cristina (orgs.). Conhecimento, iconografia e ensino do direito. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2016. p. 209-233.

PASSOS, Sylvio; BUDA, Toninho. Raul Seixas: Uma Antologia. São Paulo: Editora Martin Claret, 2000.

PASSOS, Sylvio (org.). Raul Seixas por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret, 1990.

PEREIRA, Isaías Menezes. RAUL SEIXAS: UMA ALTERNATIVA CONTRA A CULTURA MILITAR. In: Anais do V Encontro Estadual de História ANPUH – BA, 2010. Disponível em: < http://vencontro.anpuhba.org/ >. Acesso em: 21 ago. 2017.

RAUL SEIXAS. Cowboy fora da lei. Vídeo clip disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=23EO7sDO9Lw >. Acesso em: 21 ago. 2017.

Publicado

30-04-2018

Edição

Seção

Estudos sobre teoria e dogmática jurídica no século XXI

Como Citar

OLIVEIRA, Amanda Muniz; RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Utilizando a teoria da audiovisão para compreender o Direito e a Política: uma análise do clip Cowboy fora da lei, de Raul Seixas. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 14, n. 1, p. 275–296, 2018. DOI: 10.18256/2238-0604.2018.v14i1.2309. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/2309. Acesso em: 31 ago. 2025.