Utilizando a teoria da audiovisão para compreender o Direito e a Política: uma análise do clip Cowboy fora da lei, de Raul Seixas

Amanda Muniz Oliveira, Horácio Wanderlei Rodrigues

Resumo


O artigo, de alcance conceitual, tem por objeto a relação entre direito e música e imagens, e busca demonstrar de que forma a interconexão destes três elementos pode ser interpretada como veículo de contestação e luta social, a partir do exemplo de Raul Seixas. Visto que o artista compôs em uma época na qual o Direito era criado e imposto por figuras ditatoriais, compreendemos que em seu rock existem representações deste Direito, o que pode auxiliar a entender as relações políticas, jurídicas e sociais deste período. Todavia, quando pesquisadores de diferentes áreas se propõem a trabalhar com este tipo de documento, alguns elementos tendem a ser ignorados, como a melodia e os videoclipes dessas canções. O artigo, nesse sentido, irá apresentar uma forma de se utilizar a imagem, sons e letra, de forma a complementar sentidos e direcionar ou dispersar a percepção dos espectadores a partir da teoria da audiovisão proposta por Michel Chion.


Palavras-chave


Raul Seixas; Audiovisão; Direito; Conhecimento jurídico

Texto completo:

PDF (English) HTML (English)

Referências


ALVES, Luciane. Raul Seixas e o Sonho da Sociedade Alternativa. São Paulo: Martin Claret, 1993.

BLANK, Júlia C. G.; SANTOS, Janaína dos. Raul Seixas e a Ditadura Militar: Uma Análise Semiótica da Música Cowboy Fora da Lei. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2013. Disponível em: < http://portalintercom.org.br/anais/sul2013/resumos/R35-0224-1.pdf >. Acesso em: 21 ago. 2017.

CHION, Michel. La audiovisión: Introducción a un análisis conjunto de la imagen y el sonido. Buenos Aires: Paidós, 1993.

MATANZA. Tombstone City. Santa Madre Cassino. Rio de Janeiro: Deckdisck, 2001.

OLIVEIRA, Amanda Muniz. Faça o que tu queres, pois é tudo da lei: representações do direito no rock de Raul Seixas a partir dos estudos de Douglas Kellner. 252 f. Dissertação (Mestrado em Direito) Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2016.

OLIVEIRA, Amanda Muniz; RODRIGUES, Horácio Wanderlei. “Eu não sou besta pra tirar onda de herói”: ... In: ROSAS, Maria Francisca Elgueta; GONZALES, Eric Palma; LUNELLI, Isabella Cristina (orgs.). Conhecimento, iconografia e ensino do direito. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2016. p. 209-233.

PASSOS, Sylvio; BUDA, Toninho. Raul Seixas: Uma Antologia. São Paulo: Editora Martin Claret, 2000.

PASSOS, Sylvio (org.). Raul Seixas por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret, 1990.

PEREIRA, Isaías Menezes. RAUL SEIXAS: UMA ALTERNATIVA CONTRA A CULTURA MILITAR. In: Anais do V Encontro Estadual de História ANPUH – BA, 2010. Disponível em: < http://vencontro.anpuhba.org/ >. Acesso em: 21 ago. 2017.

RAUL SEIXAS. Cowboy fora da lei. Vídeo clip disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=23EO7sDO9Lw >. Acesso em: 21 ago. 2017.




DOI: https://doi.org/10.18256/2238-0604.2018.v14i1.2309

Apontamentos

  • Não há apontamentos.