Inclusão de Crianças com Autismo: Percepções de Professores

Luana Stela Weizenmann, Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Regina Basso Zanon, Franciele Moser Bach

Resumo


No Brasil, o número de matrículas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola comum é cada vez maior, sendo a inclusão escolar um direito, garantido em termos legais e na perspectiva dos direitos humanos. Entretanto, ter uma política nacional não garante que a inclusão escolar aconteça, sendo fundamental o conhecimento dos fatores que podem influenciar nesse processo em diferentes contextos culturais. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos professores diante da inclusão de crianças com TEA, considerando os desafios e as possibilidades desse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com delineamento exploratório e de caráter transversal. Participaram quatro professoras de anos iniciais do ensino fundamental que tinham algum aluno com TEA em sua sala de aula. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada e a análise foi qualitativa, através da análise temática. Verificou-se a melhora comportamental do aluno ao longo do processo de escolarização, bem como acolhimento por parte dos colegas, sendo a possibilidade de conviver com as diferenças um dos aspectos positivos do processo de inclusão escolar.


Palavras-chave


Inclusão escolar; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Docentes

Texto completo:

PDF

Referências


Alves, D. E. (2016). O autismo e o processo de inclusão na perspectiva escolar: análise de caso na escola Professora Ondina Maria Dias, em Tijucas/Santa Catarina. Curso de Especialização EaD Gênero e Diversidade na Escola. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, SC, Brasil.

Ambrós, D. M. & Oliveira, G. P. (2017). O aluno com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula: caracterização, legislação e inclusão. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS. Retrieved from https://docplayer.com.br/61131791-O-aluno-com-transtorno-do-espectro-autista-na-sala-de-aula-caracterizacao-legislacao-e-inclusao.html

American Psychiatric Association (APA). (2013). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association.

Bereta, M. S. & Viana, P. B. M. (2012). Os benefícios da inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares. Revista Pós-Graduação: desafios contemporâneos. 1(1), 115-129. Retrieved from http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revposgraduacao/article/view/621

Brasil (1988). Constituição Federal de 1988. Da educação especial. Retrieved from http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=430-constituicao-de-1988&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192

Brasil (1990). Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailândia.

Brasil (1994). Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO.

Brasil (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Retrieved from http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

Brasil (2012). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466. Retrieved from http://conselho.saude.gov.br/resoluces/2012/Reso466.pdf

Brasil (2015). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Retrieved from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Brasil. (2020). Decreto n° 10.502/20. Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com o Aprendizado ao Longo da Vida. Retrieved from https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948.

Braun, V. & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. Retrieved from https://uwe-repository.worktribe.com/preview/1043068/thematic_analysis_revised_-_final.pdf

Cabral, C. S. & Marin, A. H. (2017). Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática da literatura. Educação em Revista, 33, 01-30. doi: https://doi.org/10.1590/0102-4698142079.

Camargo, S. P., Bosa, C. A. (2009). Competência social, inclusão escolar e autismo: Revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade, 21(1), 65-74. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-71822009000100008

Camargo, S. P. H., & Bosa, C. A. (2012). Competência social, inclusão escolar e autismo: Um estudo de caso comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28(3), 315-324. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-37722012000300007

Conselho Federal de Psicologia. (2020). Mudança na Política de Educação Especial é retrocesso e segregação! Entenda porque o CFP é contrário às alterações. Retrieved from https://site.cfp.org.br/mudanca-na-politica-de-educacao-especial-e-retrocesso-e-segregacao-entenda-posicionamento-do-cfp/

Costa, D. S., & Schmidt, C. (2019). Plano Educacional Individualizado para estudantes com Autismo: revisão conceitual. Cadernos de Educação, 61, 102-128. Retrieved from https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/12616/10549

Fombonne, E. (2019). Current issues in epidemiogical studies of autism. Psicologia: Teoria e Prática, 21(3). doi: https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p405-417

Gomes, C. G. S., & Mendes, E. G. (2010). Escolarização inclusiva de alunos com autismo na rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Especial, 16(3), 375-396. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382010000300005.

Hehir, T., Grindal, T., Freeman, B., Lamoreau, R., Borquaye, Y., & Burke, S. (2016). Os benefícios da Educação Inclusiva para estudantes com e sem deficiência. Alana, 2016. Retrieved from https://alana.org.br/wp-content/uploads/2016/11/Os_Beneficios_da_Ed_Inclusiva_final.pdf

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Censo Escolar da Educação Básica 2018 Resumo Técnico. Retrieved from http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/censo-escolar-2018-revela-crescimento-de-18-nas-matriculas-em-tempo-integral-no-ensino-medio/21206

Kubaski, C. (2014). A inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na perspectiva de seus professores: estudo de caso de quatro escolas do município de Santa Maria/RS. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Lemos, E. L. M. D., Salomão, N. M. R., Aquino, F. S. B., & Agripino-Ramos, C. S. (2016). Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas. Fractal: Revista de Psicologia, 28(3), 351-361. doi: https://doi.org/10.1590/1984-0292/1229

Matos, D. C., Matos, P.G.S., & Hora, A. F.T. (2018). Avaliação, intervenção e assessoria em psicologia educacional ao Transtorno do Espectro Autista: Experiência do LAPITEA. In: Comportamento em Foco. Retrieved from: https://www.researchgate.net/publication/343240814_Avaliacao_Intervencao_e_Assessoria_em_Psicologia_Educacional_ao_Transtorno_do_Espectro_Autista_Experiencia_do_LAPITEA

Mousinho, R., Schmid E., Mesquita, F., Pereira, J., Mendes, L., Sholl, R., Nóbrega, V. (2010). Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. Revista Psicopedagogia. 27(82), 92-108. Retrieved from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000100010

Oliveira, L. G., & Andrade, M. (2016). A educação de crianças autistas: dificuldades e possibilidades. Retrieved from http://www.puc-rio.br/pibic/relatorio_resumo2016/relatorios_pdf/ctch/EDU/EDU-Luciana_Oliveira.pdf

Organização Pan Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (2017). Folha informativa: Transtorno do Espectro Autista. Retrieved from https://www.paho.org/bra/index.php?Itemid=1098

Patias, N. D., & Von Hohendorff, J. (2019). Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em estudo, 24(e43536). doi: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.43536

Prieto, R. G. (2006). Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: Arantes, V. A. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus.

Robson, C. (1995). Real word research: A resource for scientist and practiotioner-researchs. Oxford: U.K.: Blackwell.

Sampieri, R., H., Collado, C., F., & Lucio, M., P., B. (2013). Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso.

Schmidt, C. (2008). Coparentalidade em famílias de adolescentes com autismo e comportamentos agressivos. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Schmidt, C. (2012). Transtornos do Espectro do Autismo na escola – Protagonismos no processo inclusivo. Retrieved from https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/02/GT15-1786_int-1.pdf

Silveira, K. A., Enumo, S. R. F., & Rosa, E. M. (2012). Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial. 18, 695-708. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000400011

Weizenmann, L. S., Pezzi, F. A. S., & Zanon, R. B. (2020). Inclusão escolar e autismo: sentimentos e práticas docentes. Psicologia Escolar e Educacional, 24. doi: https://doi.org/10.1590/2175-35392020217841

Vygotski, L. S. (2011). A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, 37(4), 863-869.

Vygotski, L. S. (1997). Fundamientos da Defctologia: Obras Escogidas V. Madri: Visor.

Vygotski, L. S. (2009). Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática.




DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2021.v13i2.4313

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Luana Stela Weizenmann, Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Regina Basso Zanon, Franciele Moser Bach

ISSN 2175-5027

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

BASES DE DADOS E INDEXADORES

  Periódicos CAPES
DOAJ.jpg
 
dialnet.png
 
REDIB
latindex.jpg
  Diadorim.jpg   Google Scholar
  erihplus.png  
circ.png
 SIS