- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
- Política anti-plágio - Crossref Similarity Check
- Taxa de processamento de artigos - APC
Foco e Escopo
A RPI - Revista de Psicologia é um periódico eletrônico semestral editado e publicado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, pertencente à Escola de Saúde da Atitus, Unidade Passo Fundo - Campus Santa Teresinha. Destina-se à publicação de artigos originais, em português, inglês ou espanhol, com ênfase em artigos empíricos, que estejam em consonância com as linhas de pesquisa do Mestrado em Psicologia da Atitus:
- Organizações, Avaliação e Intervenções Psicossociais: artigos sobre o comportamento humano no contexto organizacional amplo, contemplando estudos em diversas organizações, como empresas, escolas, hospitais, universidades, comunidade, grupos e outras instituições da gestão pública. Artigos provenientes de estudos que tenham por objetivo avaliar e intervir nos processos psicossociais que ocorrem nas respectivas organizações, incluindo: avaliação dos fatores humanos, gestão de pessoas, processos grupais e organizacionais, dinâmica do comportamento em organizações, aprendizagem organizacional, políticas públicas relacionadas ao trabalho, formas de subjetivação no trabalho, prevenção e promoção da saúde do trabalhador e da qualidade de vida.
- Saúde, Avaliação e Intervenções: artigos sobre o comportamento humano e sua interface com a clínica psicológica, abordando as questões de saúde e doença, avaliação, diagnóstico e intervenções em diferentes contextos, relacionados com qualidade de vida. Contempla artigos advindos de estudos com indivíduos, grupos ou famílias; referentes à psicopatologia, saúde mental, interações sociais, habilidades sociais ou neuropsicologia, tendo, portanto, em sua base uma clínica ampla. Desta forma, os artigos devem estar relacionados à compreensão, à avaliação e a intervenções em processos clínicos em diferentes contextos e com diferentes clientelas, respeitando uma concepção dinâmica e ampliada de saúde.
Políticas de Seção
Artigo empírico
Artigo proveniente de pesquisa empírica, na qual houve coleta de dados, seja ela com ou sem a participação de seres humanos. Possuem seções distintas nas quais o processo de pesquisa é apresentado sequencialmente: Introdução, Método (e suas subdivisões), Resultados, Discussão e Considerações Finais. Artigos empíricos provenientes de estudos com seres humanos devem, preferencialmente, ter sido aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa filiado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). No ato da submissão, é recomendado ser enviada cópia do parecer de aprovação do Comitê de Ética responsável, bem como mencionar tal aprovação na seção de Método do artigo (especificamente na subseção Procedimentos). Conforme nota publicada pela ANPEPP, caso não haja parecer do Comitê de Ética devido a circunstâncias específicas, as pessoas autoras devem apresentar uma justificativa acerca do não envio em uma carta e no manuscrito, bem como expressar detalhadamente os cuidados éticos na carta e no manuscrito. Acesse nota da ANPEPP em aqui. Máximo 25 páginas.
![]() |
![]() |
![]() |
Artigo de revisão sistematizada de literatura
Revisões sistematizadas de literatura podem ser consideradas estudos empíricos. Atualmente, há vários métodos distintos para realização de uma revisão sistematizada da literatura. Por exemplo, no site da Temple University (acesse http://guides.temple.edu/systematicreviews/systematicreviewservice) é possível consultar os diferentes tipos de revisão sistematizada da literatura (e.g., revisão sistemática, revisão de escopo, revisão integrativa, metanálise). Os autores devem indicar claramente o tipo de revisão sistematiza realizada no artigo. Aconselha-se que isso seja feito já no resumo e repetido na seção de Método. Os artigos de revisão sistematizada de literatura possuem as mesmas seções de artigos empíricos (i.e., Introdução, Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais). Sugere-se fortemente que as revisões sistemáticas e metanálises submetidas à revista estejam em consonância com os itens Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA, ver em http://www.prisma-statement.org). Máximo 25 páginas.
![]() |
![]() |
![]() |
Artigo teórico
Artigo no qual a literatura de pesquisa existente é utilizada para aperfeiçoar a teoria. Apresenta informações empíricas apenas quando elas contribuem para uma questão teórica. O objetivo é apresentar o desenvolvimento de uma teoria para expandir e refinar constructos, apresentar uma nova teoria ou analisar uma teoria existente. Não possui seções pré-determinadas, sendo que seu conteúdo pode ser organizado pelo agrupamento de pesquisas com base na semelhança nos conceitos ou teorias de interesse, semelhanças metodológicas entre estudos revisados, ou o desenvolvimento histórico da área. Máximo 25 páginas.
![]() |
![]() |
![]() |
Artigo metodológico
Artigo no qual se apresentam novas abordagens metodológicas, modificações de métodos existentes ou discussões de abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas. Dados empíricos somente são apresentados enquanto ilustrações da abordagem. Não possui seções pré-determinadas. Caso pertinente, materiais altamente técnicos (e.g., derivações, provas, detalhes de simulações) devem ser apresentados em apêndices ou como materiais suplementares para melhorar a legibilidade geral do artigo. Máximo 25 páginas.
![]() |
![]() |
![]() |
Artigo de relato de experiência
Artigo no qual se descrevem estratégias de intervenção com foco no detalhamento dos procedimentos realizados, resultados obtidos e implicações para a prática profissional. Não possui seções pré-determinadas. Máximo 20 páginas.
![]() |
![]() |
![]() |
Resenha
Artigo no qual se apresenta e se avalia criticamente uma produção bibliográfica (e.g., livros) publicada anteriormente. Máximo 10 páginas.
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos enviados para a RPI serão revisados por duas pessoas avaliadoras sem identificação, de forma a preservar a identidade das pessoas autoras e das pessoas avaliadoras. A RPI possui um programa de Revista Escola, ou seja, as revisões dos artigos podem ser realizadas por pessoas que estão cursando o mestrado. Assim, no ato da submissão, as pessoas autoras devem autorizar ou não que seus artigos sejam avaliados no programa de Revista Escola. Nesse programa, os artigos são revisados por uma pessoa avaliadora considerada expert na área e uma pessoa cursando mestrado. Os pareceres recebidos por pareceristas em formação receberão especial atenção do editor a fim de verificar sua pertinência. Ao aderir ao programa de Revista Escola, as pessoas estarão contribuindo para a formação de novos pareceristas. Além disso, como o programa ocorre no contexto de uma disciplina do PPG Psicologia Atitus, o tempo de avaliação do artigo poderá ser menor devido à maior disponibilidade de pessoas para realizarem revisão de artigos.
A RPI não permite que sejam utilizadas ferramentas de IA para realizar ou ajudar nas revisões de artigos pelas pessoas avaliadoras, tendo em vista que os artigos submetidos são materiais inéditos e o uso de IA poderá acarretar em algum tipo de vazamento de dados antecipado.
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
Política anti-plágio - Crossref Similarity Check
A RPI - Revista de Psicologia é membro do Crossref Similarity Check que é uma iniciativa entre iThenticate e Crossref©, que conta com milhares de revistas compartilhando seus trabalhos com o banco de dados da iThenticate, oferecendo aos editores a comparação de similaridade de conteúdo científico, técnico e médico dentro da maior base de dados do mundo.
Taxa de processamento de artigos - APC
A RPI - Revista de Psicologia não cobra qualquer taxa para submissão, processamento, publicação ou acesso. RPI