A democracia brasileira e a pena privativa de liberdade: alternativas que preservam a dignidade humana

Autores

  • Neuro José Zambam Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor dos Cursos de Direito e Administração da Faculdade Meridional - IMED. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da Anpof (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Filosofia). Pesquisador da Faculdade Meridional do Grupo de Pesquisa: Novas Tecnologias, marcos regulatórios e reconhecimento de direitos na diversidade cultural, coordenado pela Profa. PhD Salete Oro Boff. E-mail: <[email protected]>.
  • Airton Juarez Ickert Bacharel em Direito pela Faculdade Meridional - IMED de Passo Fundo. Servidor público militar. E-mail: <[email protected]>.

DOI:

https://doi.org/10.18256/2238-0604/revistadedireito.v7n2p147-166

Resumo

A dignidade humana é um valor fundamental para as sociedades democráticas. Na sociedade brasileira que tem na sua Constituição a garantia dos direitos como referência inegociável e balizadores do seu ordenamento, as pessoas precisam perceber e usufruir dos seus direitos e valores mais importantes, dos quais se pode destacar a liberdade. O pleno exercício da liberdade representa a maioridade política e as condições de equidade social. A pena privativa de liberdade, quando necessária, precisa ter como meta a recuperação e reintegração da pessoa na sociedade. Essa reflexão propõe o aprofundamento do debate sobre as graves deficiências do sistema prisional brasileiro e a emergência de alternativas que visam à punição dos culpados pelos delitos cometidos e a sua reinserção social utilizando métodos que preservam a dignidade humana e a condição de sujeito de direitos dos envolvidos. Destaca-se: a privatização dos presídios, o monitoramento eletrônico dos detentos e a justiça restaurativa. Esse é um debate essencial para as condições de justiça numa sociedade complexa e desigual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

07-10-2011

Como Citar

ZAMBAM, Neuro José; ICKERT, Airton Juarez. A democracia brasileira e a pena privativa de liberdade: alternativas que preservam a dignidade humana. Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, RS, Brasil, v. 7, n. 2, p. 147–166, 2011. DOI: 10.18256/2238-0604/revistadedireito.v7n2p147-166. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/271. Acesso em: 8 set. 2025.