Escala para avaliação de imagem corporativa de universidade com capital aberto: um estudo com modelagem de equações estruturais

Paulo Roberto da Costa Vieira, Rosimar dos Reis Bessa Couto

Resumo


A imagem corporativa representa as impressões e opiniões recentes acerca de uma corporação, sintetizando um conjunto de significados complexos, o qual influencia comportamentos e a tomada de decisão. A imagem corporativa é relevante para a consolidação, no curto prazo, da posição da empresa e para seu crescimento no longo prazo. Diante das recentes agruras envolvendo Instituições de Ensino Privado Superior (IESP), que tiveram como problema precípuo a redução de recursos públicos alocados para o segmento de educação superior, a imagem corporativa tornou-se recurso inestimável para distinguir as corporações e ampliar a participação de mercado das universidades com imagem corporativa sólida.  O propósito desta pesquisa é validar escala inspirada na construída por Angeli (2012), para medir a imagem de universidade com ações negociadas em bolsa de valores. A ferramenta estatística empregada no trabalho foi a Modelagem de Equações Estruturais – MEE. A pesquisa de survey foi realizada em instituição de ensino superior privado, com unidade localizada na Barra da Tijuca, bairro do município do Rio de Janeiro, utilizando, enquanto instrumento de coleta de dados, o questionário estruturado com cinco opções de resposta do tipo Likert. A amostra foi constituída de quatrocentos e vinte e  quatro  alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, distribuídos em oito períodos letivos. Os resultados obtidos confirmaram as hipóteses do estudo, com significância estatística, e demonstraram que o modelo proposto é consistente, possui ajustamento adequado, e pode ser utilizado pelas universidades de capital aberto com vistas ao gerenciamento das dimensões que influenciam a construção e a manutenção de uma imagem corporativa sólida.


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DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v5n1p96-110

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